A gestão patrimonial impacta diretamente a forma como as empresas lidam com todos os seus bens, direitos e obrigações. Quando feita da forma correta, faz os gestores terem uma noção precisa de como os ativos e passivos da companhia estão atualmente, bem como obter uma projeção para o futuro.
Normalmente, as informações do patrimônio são registradas em um balanço, que as empresas devem fazer anualmente. Nesse sentido, é preciso adotar as ferramentas adequadas para que o procedimento consiga auxiliar a empresa, dentre outras coisas, no planejamento estratégico e na governança corporativa.
Por meio de análises, é possível obter uma série de informações relevantes, como a depreciação de um bem ou a sua quantidade em estoque. Com isso, os custos que o negócio tem podem ser estimados com mais precisão, o que ajuda a evitar perdas.
Continue a leitura do nosso artigo para você entender melhor o que é a gestão patrimonial, sua importância e como realizá-la na sua empresa!
O que é gestão patrimonial?
A gestão patrimonial consiste em listar e classificar todos os ativos e passivos de uma empresa. No primeiro grupo, podemos citar como exemplos os itens em um estoque, os maquinários e as contas a receber.
O segundo diz respeito às contas que devem ser pagas e outros deveres do negócio. Esse gerenciamento serve, portanto, para aprimorar o inventário da companhia, localizar tudo aquilo que diz respeito à empresa e, por fim, criar um manual de boas práticas.
Qual a importância da gestão patrimonial?
Um dos motivos que comprovam a importância da gestão patrimonial é que ela está prevista em lei. Isso porque o procedimento auxilia, por exemplo, que possíveis investidores tomem decisões com base no balanço patrimonial que a empresa divulga anualmente.
Também é importante destacar que o procedimento impacta a chamada gestão da qualidade total. Fazer esse gerenciamento implica em vários benefícios, como:
- evitar que a empresa tenha gastos acima do esperado ou desnecessários;
- facilitar a obtenção de crédito junto às instituições bancárias;
- auxiliar no gerenciamento de riscos;
- fazer com que a empresa tenha uma noção precisa sobre o seu valor real;
- ficar em conformidade com os órgãos fiscalizadores.
Como fazer uma gestão patrimonial?
O uso de um software é fundamental na hora de registrar todas as informações referentes ao inventário da empresa. Nesse sentido, o sistema da Senior Mega pode auxiliar na hora de gerenciar todas as informações sobre o patrimônio, bem como a realização de cálculos automáticos que informam se um bem sofreu ou não depreciação. Além disso, é possível conciliar a parte física e fiscal da empresa em um único sistema de gestão.
A gestão patrimonial está diretamente relacionada com todos os bens, direitos e obrigações de uma empresa. É um procedimento previsto em lei e que costuma ser registrado no balanço anual da companhia. Por meio de um software, é possível fazer essa gestão de forma eficiente, de modo a determinar com precisão se um bem se valorizou ou não ao longo do tempo.
Quer saber mais sobre o software da Senior Mega? Entre em contato com um de nossos atendentes agora mesmo e veja como a gestão patrimonial da sua empresa pode ser feita de forma eficiente por meio da nossa solução!