O que é eSocial? Como funciona, prós e contras!

O que é eSocial? Como funciona, prós e contras!

Nos últimos tempos, o governo vem buscando modernizar suas rotinas com a criação de uma série de novas regras e sistemas com o intuito de facilitar a entrega de informações por parte do empresário. Se você está lendo este post é porque está interessado em uma dessas novas rotinas e quer saber o que é o eSocial não é mesmo?

Bom, nas próximas linhas nós vamos contar para você todas as informações mais relevantes sobre essa ferramenta e todos os dados que você precisa compartilhar com ela, além dos prós e contras de sua utilização para a sua gestão. Siga conosco e entenda melhor o que é eSocial!

O que é eSocial

O eSocial é um projeto que pretende unificar a entrega das informações previdenciárias, trabalhistas e fiscais em uma única plataforma. Ele faz parte do SPED, Sistema de Escrituração Pública Digital, uma iniciativa de modernização tecnológica do governo, com a digitalização de diversas obrigações.

Esse sistema visa substituir as entregas, antes realizadas em documentos, de diversas obrigações, como a RAIS, a DIRF, a SEFIP e o CAGED. Ele surgiu em 2014 para consolidar o banco de dados do Ministério do Trabalho, Receita Federal e Caixa Econômica Federal. Seu principal objetivo é revolucionar a maneira como as empresas repassam suas informações para o governo.

Cronograma de implementação

Como dito, o eSocial foi criado em 2014, porém o seu uso por parte das empresas ainda não é obrigatório. Existe um cronograma de adaptação e implementação do sistema. Ele foi adiado várias vezes, mas agora seus prazos são finais e a sua utilização já começou.

Em junho de 2017 as empresas com faturamento acima de R$78 milhões entraram em fase de homologação do sistema, sendo que em janeiro de 2018 a utilização se tornará obrigatória para essas companhias.

Já para o restante das empresas, microempresas e MEIs, a obrigatoriedade do uso do eSocial está prevista para julho de 2018, ou seja, é preciso estar adaptado o mais rápido possível para não sofrer com a implementação.

Informações relevantes

O eSocial é um portal completo para a disponibilização de informações acerca da mão de obra e o intuito é que todas os dados mais relevantes sejam consolidados nessa plataforma. Entre as principais informações que deverão ser repassadas pelas empresas estão:

  • admissão e desligamento;

  • afastamento temporário;

  • alteração de salário;

  • alteração da jornada de trabalho;

  • aviso prévio;

  • apuração de débitos e créditos tributários federais;

  • cadastro de benefícios previdenciários;

  • atestados de saúde;

  • condições ambientais de trabalho;

  • declaração sobre o imposto de renda retido na fonte;

  • comunicação de acidente de trabalho;

  • geração do documento de arrecadação de receitas federais;

  • monitoramento de saúde do trabalhador;

  • folha de pagamento.

Essas são apenas algumas das informações de maior relevância que deverão ser disponibilizadas pelas empresas para o governo por meio da utilização do portal do eSocial.

Prós e contras

A principal vantagem do uso dessa nova plataforma por parte do governo é a facilidade com que o setor de RH poderá disponibilizar as informações, poupando tempo e deixando o setor mais eficiente.

Por outro lado, a dificuldade fica por conta do pouco tempo de adaptação para a implantação desse sistema, o que pode dificultar a vida de diversas companhias. É necessário estar apto, sabendo o que é eSocial e como utilizá-lo o quanto antes para evitar dores de cabeças futuras.

Não se preocupe, nós podemos ajudar você a enfrentar esse desafio da melhor forma possível. Leia o nosso artigo e entenda como preparar a sua empresa para a implantação do eSocial!