O que é ERP 4.0 e quais seus benefícios? Entenda!

A Indústria 4.0 representa o nível mais alto de evolução tecnológica que o setor industrial já atingiu. Entre as principais características que a integram, podemos citar a modernização dos procedimentos operacionais e a digitalização das informações por meio de sistemas inteligentes, como o ERP 4.0.

Por isso, preparamos este conteúdo para que você entenda o papel de um ERP no contexto da Indústria 4.0 e quais os principais benefícios que essa ferramenta pode proporcionar aos negócios. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é ERP 4.0?

ERP é o termo dado ao sistema de gerenciamento integrado por diversas funcionalidades que, além de automatizar todo o tipo de processo operacional, é capaz de controlar dados e informações cruciais sobre a produtividade do empreendimento, integrando-as em uma única ferramenta. Dessa forma, os gestores têm acesso a relatórios precisos sobre a performance de cada procedimento que integra o projeto.

No contexto da indústria moderna (Indústria 4.0), podemos afirmar que o ERP 4.0 é o conceito de utilizar essa tecnologia, e todos os recursos que ela tem a oferecer, para suprir as demandas do setor por meio de estratégias inteligentes e garantia de uma gestão muito mais eficiente.

Quais os benefícios do uso do ERP 4.0?

Não são poucas as empresas que têm investido no uso de tecnologia para otimizar os processos industriais por meio de sistemas inteligentes. Veja a seguir quais são as principais vantagens do ERP 4.0 para o setor industrial.

Previsibilidade

Por meio da análise de dados relacionados à produção, uso de materiais, produtividade humana, entre outras características que integram o cotidiano do chão de fábrica, o sistema gera informações precisas que permitem que os gestores tenham uma previsibilidade mais eficiente a respeito da progressão dos empreendimentos.

Redução de custos

A partir de decisões tomadas com base em informações mais exatas, é possível reduzir desperdício de recursos, falhas e gargalos operacionais. Dessa forma, a redução de custos desnecessários se torna uma consequência natural relativa ao uso de um ERP 4.0 na indústria.

Maior produtividade

Com a melhoria da gestão de procedimentos industriais, a empresa passa a usufruir do aumento da produtividade, isto é, a inteligência de dados e a automação de tarefas gera otimização na performance tanto dos colaboradores quanto dos processos operacionais.

Como o ERP 4.0 funciona na Indústria 4.0?

Há uma grande variedade de aplicações de um ERP para a Indústria 4.0, visto que a digitalização dos processos é uma das premissas da Quarta Revolução Industrial. Dito isso, entre as funcionalidades dessa ferramenta para o setor, podemos citar:

- integração entre os sistemas usados e as novas tendências tecnológicas de engenharia e arquitetura em uma única plataforma;

- gerenciamento dos processos remotamente — graças à Internet das Coisas (IoT), é possível fazer a gestão de cada etapa dos processos de produção sem que seja preciso estar presente nas fábricas;

- análise de dados e aumento da produtividade — o ERP 4.0 acompanha cada processo relativo ao chão de fábrica e gera informações estratégicas preciosas para que os gestores tomem melhores decisões;

- entre muitas outras funções.

Como você pôde contemplar neste artigo, a Indústria 4.0 é o patamar mais alto de modernização dos processos industriais, pois utiliza metodologias e ferramentas inovadoras para lidar com as demandas operacionais, como o ERP 4.0.

O que acha de conhecer as soluções tecnológicas que a Senior Mega pode oferecer para empresas do setor industrial? Então entre em contato com a nossa equipe para saber como podemos ajudar o seu negócio a se tornar muito mais competitivo em um mercado contextualizado na transformação digital!