Você já sabe o que é Big Data? Para que entenda plenamente esse tópico, talvez seja interessante começar falando sobre algumas coisas do dia a dia que já são usadas com essa aplicação. Por exemplo, quando é feita uma pesquisa no Google, procurando por "melhor lanchonete da cidade", ele usará dados para a sugestão.
As respostas da busca serão baseadas em pesquisas de outras pessoas, na sua localização e nas indicações de lugares. Todas essas informações são coletadas por meio de dados trocados na internet e que o Google tem acesso. Isso também acontece em outras plataformas, como o YouTube e as sugestões de compras e anúncios.
Ficou com curiosidade para saber mais sobre o Big Data? Então, confira nosso post completo!
O que é Big Data?
Já explicamos um pouco a aplicação e, para ter mais precisão na resposta, o Big Data é exatamente esta "nuvem de informações" que navega pela internet e as empresas podem explorar. Dentro de cada sistema, plataforma e rede disponível na web, há registro de todas as ações tomadas, que são consultadas posteriormente.
Entretanto, é preciso que haja integração de sistemas entre o Big Data e as ferramentas de leitura de dados, para que todas as informações sejam coletadas, lidas, classificadas e analisadas. Além disso, o conceito dessa inovação abarca 5V's que devem ser as diretrizes para o tratamento dos dados:
- volume — diz respeito à quantidade de dados coletados, vindos de diferentes fontes, como a lista de clientes inadimplentes e de clientes bom pagadores;
- velocidade — trata da rapidez com que as informações são coletadas, tratadas e transmitidas, como quando o colaborador procura dados sobre o crédito do consumidor em órgãos de controle;
- variedade — determina a variação dos dados que são coletados, podendo ser estruturados ou não-estruturados (com classificação computacional ou sem);
- veracidade — fala sobre o quão fiel devem ser as informações coletadas, devendo haver confirmação em tempo real desses dados (aqui entra o pilar da velocidade para satisfazer essa necessidade);
- valor — traz importância às informações que são coletadas, que devem ter valor para a estratégia de negócio por meio da análise de dados.
Qual a importância do Big Data para sua empresa?
A principal vantagem percebida pelas empresas ao aplicar o Big Data é a tomada de decisão eficaz. Uma gestão data driven — dirigida por dados — consegue alcançar melhores resultados e se colocar no mercado de forma estratégica. Isso porque você está baseando seu negócio em fatos analisados.
Com o Big Data, você pode obter dados sobre:
- concorrência;
- tendências de mercado;
- tendências de consumo;
- perfil do consumidor;
- uso e consumo de produtos e serviços;
- previsões de receita e despesas.
Todas essas informações são capazes de ajudar seu negócio a reduzir custos, melhorar a experiência do consumidor e posicionar-se mais estrategicamente no mercado com produtos e serviços.
Se o que é Big Data era sua maior dúvida até agora, já sabe que ele pode ser uma solução para seus negócios. Uma boa prática inicial é aplicá-lo à sua publicidade e marketing, aperfeiçoando campanhas com os dados coletados.
Agora que você entende melhor sobre Big Data, é a hora de conhecer a importância da governança de dados para uma gestão inteligente!