Mundo Facility & Serviços: inovações de eficiência e gestão da sua equipe em campo

Mundo Facility & Serviços: inovações de eficiência e gestão da sua equipe em campo

Parece que são tantas facilidades, mas gerenciar facilidades pode não ser tão fácil assim, principalmente se a sua empresa ainda não integrou de forma simplificada as atividades em campo com os demais setores e ao cliente.

Você não acha que seria mais fácil se todos estivessem conectados, por exemplo, em um aplicativo para smartphone?

Vamos imaginar uma grande edificação predial, como um shopping, um prédio comercial, um condomínio residencial, um hospital ou a sede de uma empresa. Agora vamos pensar na quantidade de serviços que estas edificações necessitam para que funcionem de forma adequada.

Quando você chega de carro no shopping e logo na entrada do estacionamento já visualiza a cancela com duas ou três tags de empresas, neste momento um primeiro serviço operado por empresas terceirizadas já é iniciado para controlar a utilização do estacionamento.

Logo mais você já visualiza alguns seguranças, todos devidamente uniformizados e  com a logomarca de alguma empresa especialista naquele serviço de segurança, caminha até a área de elevadores e ali identifica que tem uma empresa fazendo uma manutenção preventiva ou corretiva em um dos elevadores, chega no andar de seu interesse começa a caminhar pela área comum da edificação e sente um geladinho do ar-condicionado e logo imagina que alguma empresa fez a instalação deste equipamento e tem a mesma empresa ou outras fazendo a manutenção deste equipamento ao longo do tempo.

Continua andando pelo prédio e identifica trabalhadores fazendo o serviço de limpeza do piso, todos com seus uniformes e a com a logomarca de uma empresa terceirizada. Caminha mais um pouco pelo shopping e avista um tapume com uma placa pintada e com a seguinte escrita: "Estamos em obras! Em breve uma novidade!" e logo imagina que atrás daquele tapume tem trabalhadores executando algum serviço, que pode ser uma obra da reforma de um restaurante, ou pode ser a troca do piso, a pintura das paredes, a revitalização de uma área comum, ou até uma obra de expansão daquela edificação.

 Somente neste pequeno tour que conseguimos identificar vários serviços, certo?

Agora, imagine se todos os agentes aqui envolvidos, que são os trabalhadores, equipamentos, as empresas terceirizadas e o cliente que é o dono da edificação predial estivessem todos interligados durante a execução do serviço por um aplicativo organizacional acessado via dispositivo móvel com o smarphone!

Não seria incrível se, neste app, estivessem todas regras do jogo e a ordem de serviço aprovada também permanecesse de fácil acesso para interações dentro das responsabilidades de cada agente?

As empresas do segmento de Facilitys e Serviços estão planejando suas operações para que tenham maior mobilidade, e isso porque possuem expectativas claras para poder monitorar a distancia suas equipes, ferramentas, materiais e equipamentos utilizando tecnologia para autenticação,  além disso as empresas querem um fluxo de trabalho entre equipes em campo e de retaguarda otimizados, precisam de informações em campo confiáveis e no tempo certo, que permitam fazer de forma simplificada um check-list ou uma medição e que reduzam o tempo de faturamento dos serviços executados.

Solução de Mobilidade

Neste momento é que entram em cena no Mundo Facility e Serviços os aplicativos Mobserv e Approvo, ambos da Mega Sistemas.

O primeiro, que opera coletando evidências por meio de fotos, documentos digitais e vídeos, e ainda disponibiliza acesso para o cliente interagir solicitando novos serviços, possui as seguintes funcionalidades:

  • Dispara online ordens de serviços para as equipes;
  • Realiza apontamento de mão de obra  e de equipamentos ou ferramenta;
  • Efetua o registro de presença dos colaboradores no local da prestação de serviços utilizando tecnologia NFC;
  • Informa despesas gastas no momento que elas ocorrem;
  • Faz solicitação de compra ou contratação;
  • Realiza a medição de uma ordem de serviço para faturamento;
  • Efetua check-list de inspeções.

Já o Approvo, por sua vez, possui uma série de funcionalidades que possibilitam ao gestor em campo aprovar uma solicitação, um pedido do compra, ou simplesmente liberar um pagamento de onde estiver e com toda a mobilidade.

Nestes exemplos são os softwares trazendo produtividade para as equipes em campo, apoiando na coleta de informações com maior precisão e rápidas para a gestão.

Agregando valor ao cliente

Todas estas ações se utilizadas de forma estruturada com uso de sistemas em campo, permitem também  que o cliente se integre neste processo. Pois, imagine que o cliente possa ver o andamento das atividades que foram contratadas, interagir com novas solicitações,  mensurar os ganhos e perdas através de indicadores online.

Certamente isso fará da relação de transparência entre cliente e fornecedor do serviço muito melhor, trazendo assim maior confiança, melhor entendimento em caso de mudanças de escopo, e agregando valor no serviço que esta sendo prestado.

Concorda?