Mão de obra no campo: como driblar as principais dificuldades?

O surgimento de novas tecnologias e a migração do campo para a cidade têm alterado significativamente o cenário das empresas do agronegócio nos últimos anos. Por isso, é preciso que os gestores estejam atentos para aproveitar as mudanças de forma positiva.

A mão de obra no campo, por exemplo, possui especificidades que não devem ser ignoradas. Muitos problemas são enfrentados com frequência pelas empresas nessa esfera. No post de hoje, você vai aprender a superar as principais dificuldades com a mão de obra no campo. Confira!

Principais dificuldades com a mão de obra no campo

O agronegócio engloba diferentes setores, como produção de grãos e frutas, agropecuária, agroindústria, entre outros. Cada um deles possui características específicas, mas todos tem um detalhe em comum: a importância da mão de obra. Essa questão é acompanhada de uma série de dificuldades. Veja algumas delas a seguir.

Concorrência de mão de obra

Apesar dos altos índices de desemprego no país, a falta de mão de obra qualificada é um problema no campo e nas cidades. Por isso, profissionais capacitados são facilmente atraídos para propostas de emprego que oferecem algum benefício a mais, ainda que pequeno.

Logística

Os trabalhadores rurais estão cada vez mais distantes das áreas ideais para cultivo - quando o solo é mais rico e há mais espaço, por exemplo - porque estão em busca de locais com infraestrutura mais desenvolvida. Soma-se isso às estradas precárias e a logística de transporte dos empregados se torna um desafio para o agronegócio.

Questões contratuais

Apesar de existir legislação que trata do trabalho rural (lei nº 5.889/73), muitos empregados ainda não conhecem seus direitos e deveres, o que causa desconfiança em relação às propostas de trabalho. Além disso, no campo, é comum encontrar pessoas que não possuem documentos.

Mecanização

Com o avanço tecnológico, as relações de trabalho têm mudado no campo. Antes, muitos homens eram requisitados para fazer trabalhos manuais. Agora, é preciso encontrar profissionais capacitados para operar máquinas.

Existem algumas medidas que podem ser tomadas para driblar essas dificuldades e muitas empresas já estão atentas a elas. Se você deseja saber quais são, continue lendo esse artigo.

Terceirização da contratação

Transferir a tarefa de selecionar e contratar trabalhadores para empresas especializadas é importante para encontrar profissionais adequados, reduzir custos e focar nas principais atividades do negócio.

A terceirização de mão de obra garante que você poderá contar com profissionais capacitados de acordo com as necessidades da sua empresa sem precisar gerenciar todos os detalhes que a contratação exige.

Uso da tecnologia

Assim como em outros setores, o uso da tecnologia no campo pode trazer muitos benefícios para os empresários. A questão que logo vêm às mentes das pessoas é o uso de máquinas agrícolas que aumentam a produtividade do negócio, mas também é possível ter vantagens no gerenciamento da mão de obra.

Por meio de um sistema de gestão, por exemplo, é possível administrar todas as informações dos trabalhadores, como apontamento da produção, acompanhamento de atestados médicos, folhas de pagamento, controle de frequência e EPI, entre outros.

Oferta de benefícios

Além de oferecer os benefícios obrigatórios por lei, uma forma de se destacar dos concorrentes e atrair profissionais qualificados é investindo em outras ofertas. Alimentação e transporte de qualidade são muito bem vistos pelos trabalhadores no campo, mas é possível ir além.

Investir em treinamentos e capacitações, planos de cargos e salários e em programas de saúde e segurança, com foco no aumento da qualidade de vida do trabalhador, são formas de conseguir a retenção de talentos e aumentar a produtividade.

Sabendo das inúmeras mudanças que vêm afetando a mão de obra no campo, é preciso estar atento a novas formas de lidar com a questão no agronegócio. Terceirização, investimento em tecnologia e na qualidade de vida dos funcionários são algumas das formas de driblar as dificuldades.

Agora que você sabe mais sobre mão de obra, descubra “o que faz o agricultor perder produtividade no campo”!