Muito se fala hoje em dia acerca de inteligência de dados e como utilizar a análise de informações para conseguir um diferencial competitivo dentro do mercado de atuação das empresas, porém, você sabe realmente como isso funciona?
Devido a transformação digital, as novas tecnologias e a popularização da internet, geramos todos os dias uma tonelada de informações, boa parte dela relevante para os negócios.
Neste post, vamos demonstrar para você como aplicar a inteligência de dados de forma simples em sua empresa, como se dá a coleta e a análise, bem como quais são as vantagens de utilizar essa abordagem. Boa leitura!
Como a inteligência de dados agrega valor?
O mundo digital em que vivemos não tem mais espaço para decisões baseadas em achismos e instintos. Cada empresa que compete por um espaço no mercado busca estar de acordo com as últimas tecnologias para estar à frente dos seus concorrentes.
Em um ambiente altamente competitivo, os detalhes são o que mais fazem a diferença, e é nesse ponto que a inteligência de dados pode ser o diferencial buscado pela maioria das organizações.
Coletar, processar e analisar informações em grande quantidade permite identificar uma série de pontos que podem se manter mascarados como determinadas preferências dos consumidores.
Ao trabalhar com a inteligência de dados, o gestor poderá ter uma visão geral e desnudada do seu cenário de atuação, sendo capaz de tomar decisões melhores e planejar o futuro da empresa com mais segurança.
Como se dá a coleta de dados?
Mesmo que possamos falar que a inteligência de dados é fundamental para o desenvolvimento de uma organização, não basta apenas sair coletando o máximo de informações possível.
Como foi dito, o ambiente digital gera toneladas de dados todos os dias, mas nem tudo dentro desse cenário é interessante para uma empresa, ou o que pode ser relevante para uma organização, talvez não seja para outra.
Por conta disso, o primeiro passo para incorporar a inteligência de dados em seu negócio é determinar quais são as informações a serem coletadas e tratadas em busca de insights.
Chamamos de KPI, ou indicadores-chave, esses pontos que podem dizer alguma coisa referente ao negócio, como a taxa de cancelamento ou a quantidade de novos leads.
Quais são as vantagens de utilizar a inteligência de dados?
São várias as vantagens de utilizar a inteligência de dados dentro de uma empresa, mas as principais estão listadas abaixo.
Prever demandas
Ao manter uma visualização constante sobre o mercado e analisar as informações referentes a ele, é possível prever o aumento de uma determinada preferência, que culminará em uma demanda futura. Sendo assim, você consegue suprir com rapidez essa necessidade, passando na frente dos seus concorrentes.
Maior eficiência nas decisões
Você será mais bem assessorado com base em dados reais na hora de realizar uma tomada de decisão estratégica do que basear suas decisões apenas em instinto ou achismo. Dessa forma, as respostas positivas às suas ações serão muito maiores.
Gestão de prioridades
Ao criar uma cultura voltada para dados em sua empresa, você não analisará apenas o mercado, mas também a organização, seus processos e atividades. Sendo assim, fica mais fácil identificar problemas que precisam ser resolvidos, bem como garante mais eficácia e eficiência da equipe.
A inteligência de dados não é apenas uma moda devido a chegada das novas tecnologias, mas sim uma evolução dos negócios, que em pouco tempo será obrigatória para as empresas que pretendem sobreviver na era digital.
Para continuar se informando sobre o assunto, leia também este post e conheça 5 ferramentas de análise de dados para a sua empresa crescer!