Inteligência artificial: como desenvolver na manufatura?

Boa parte das indústrias já compreendeu que é preciso mais para manter seu crescimento e desenvolvimento. Não basta apenas criar melhores plantas de produção; é preciso buscar por uma gestão mais eficiente. E uma das respostas para essa necessidade está na inteligência artificial.

Sistemas munidos de capacidade de processamento para analisar informações e encontrar respostas de forma automatizada e rápida podem auxiliar nas tomadas de decisão e garantir melhores resultados.

Neste post, vamos falar um pouco sobre como aplicar os modelos de inteligência artificial na manufatura, o que são esses sistemas e qual é a sua importância para a indústria 4.0. Confira!

Inteligência artificial

A IA, inteligência artificial, é uma ciência que busca construir sistemas dotados de capacidade de raciocínio — característica, até então, inerente apenas aos seres humanos — para que possam lidar com problemas de forma automatizada.

Você já deve ter assistido a filmes, por exemplo, que exploram histórias com robôs inteligentes, que interagem com os seres humanos e solucionam problemas de forma rápida.

Nossa realidade está longe da imaginação de Hollywood, porém, já existem sistemas capazes de realizar uma série de tarefas. E esses softwares também podem ser utilizados para melhorar os resultados da indústria.

Podemos citar como exemplo de robotização a fábrica da BMW em Leipzig, na Alemanha. Hoje, a produção do carro 320I, o primeiro veículo elétrico da empresa, se dá de forma totalmente automatizada, controlada por sistemas de IA.

Importância da inteligência artificial na indústria atual

Com o surgimento da indústria 4.0 e das novas tecnologias, não há mais espaço para grandes plantas de produção baseadas em mão de obra. Cada vez mais as grandes indústrias estão investindo na automatização da fabricação de seus produtos.

Nesse contexto, a inteligência artificial assume um papel central. E com a automatização de toda a cadeia produtiva, uma série de impactos é esperada sobre a nova indústria. Confira alguns deles nos próximos tópicos.

Mais transparência

Com o uso de inteligência artificial ligada a todos os pontos de uma planta de produção por meio da internet das coisas é possível obter mais transparência em todo o sistema.

Ou seja, é possível verificar em tempo real o que está acontecendo na planta de produção, acompanhar todos os processos em andamento e realizar qualquer alteração necessária.

Os sistemas inteligentes permitem programar determinadas ações de acordo com as informações recolhidas — como aumentar ou diminuir a produção, utilizar outro material, entre outras.

Resposta rápida

O mercado muda constantemente e para que a sua empresa se mantenha relevante é preciso que ela consiga se adaptar às transformações de modo eficiente. Os sistemas de inteligência artificial podem trabalhar com dados internos e externos, cruzando informações para tomar decisões estratégicas por conta própria.

Por exemplo, ao identificar uma diminuição na demanda por um determinado produto por meio da análise de informações do mercado, é possível diminuir imediatamente a velocidade de produção para evitar excesso de estoque.

Qualidade de mão de obra

Um dos grandes impactos da automatização na indústria 4.0 é a diminuição da necessidade de mão de obra, uma vez que a manufatura pode contar com robôs para a produção.

Contudo, pessoas capacitadas para realizar a manutenção desses equipamentos, gerir seus softwares e manter a fábrica em funcionamento são indispensáveis.

Ou seja, os empregos diminuem, mas a qualificação da mão de obra aumenta — assim como a qualidade de vida e os salários dos colaboradores.

Aplicabilidade

Existem diversas aplicações da inteligência artificial dentro das manufaturas — não estão ligadas diretamente apenas à produção, mas também à administração da empresa e à logística, por exemplo.

Prever comportamentos

Grandes empresas já observaram que esses sistemas podem ser utilizados de forma estratégica para prever comportamentos relacionados aos seus clientes, como preferências e demandas.

Softwares de IA podem construir modelos de clientes em potencial, que podem ser utilizados para criar campanhas personalizadas e atingir o público-alvo da melhor forma possível e com custos mais baixos.

Sistemas de inteligência artificial também podem ser utilizados para prever comportamentos de mercado, identificando riscos ou oportunidades para a manufatura, como queda ou aumento de demanda devido a uma variável específica.

Auxiliar na tomada de decisões estratégicas

Tomar decisões de forma rápida e da melhor maneira possível tem sido um dos grandes desafios das empresas — e é fácil entender o porquê disso. Com a globalização e a facilidade de importação e exportação, a competição nos mercados aumentou significativamente.

Nesse cenário com uma grande gama de fornecedores, uma decisão errada pode fazer com que a sua empresa perca espaço no mercado e enfrente muitas dificuldades para se recuperar.

Nesse sentido, é possível utilizar softwares de inteligência artificial para garimpar dados e buscar por insights e informações relevantes que colaborem para tomadas de decisões rápidas e muito mais seguras.

Automatizar a produção

Um dos principais objetivos das indústrias que buscam sistemas de IA é a automatização de processos ou de uma parte deles. Hoje, existem diversas ferramentas no mercado que podem auxiliar nessa questão.

O uso mais habitual é o investimento na robotização de parte da produção. A utilização de robôs é mais comum na indústria automobilística, que utiliza esse recurso nas linhas de produção.

Contudo, com as técnicas cada vez mais aprimoradas de machine learning, internet das coisas e a própria inteligência artificial, cada vez mais veremos fábricas utilizando robôs nos seus processos de produção.

Minimizar os custos de produção

Uma das aplicações indiretas da IA está relacionada à minimização dos custos. Isso porque, ao adaptar a produção de acordo com a demanda, traçar rotas inteligentes e controlar estoques de forma eficiente, os sistemas de IA colaboram para a diminuição dos gastos operacionais.

Existem diversos custos dentro de uma manufatura que acabam por passar despercebidos aos olhos dos gestores, mas que podem ser identificados e evitados por sistemas de IA.

A inteligência artificial já é uma realidade em diversas indústrias e a tendência é que ela se torne cada vez mais comum. Para manter a competitividade é preciso, desde já, buscar por soluções que preparem a manufatura para a implantação desses sistemas.

Quer receber mais conteúdos como esse diretamente no seu e-mail? Então, assine agora mesmo a nossa newsletter e não perca mais nenhuma das nossas publicações!