Quanto mais negócios no mercado, maior a importância de buscar diferenciais para garantir a competitividade da empresa e se destacar no seu segmento. Um deles é a inovação em serviços. Além de prestadores, esse conceito se aplica a empreendimentos como indústrias e comércios, para gerar melhorias significativas nos processos.
Portanto, descubra as principais informações sobre o assunto e saia na frente!
O que é a inovação em serviços?
Trata-se de uma estratégia que aborda o desenvolvimento de novas formas mais eficientes, criativas, evoluídas e inéditas de realizar a entrega de valor, transformando o modo como isso acontece para obter resultados que vão além do esperado.
Assim, abrange tanto a experiência dos usuários finais quanto os processos internos de negócio que geram a atividade-fim. Ou seja, mesmo que sua empresa não preste serviços, o atendimento ao cliente, as ações produtivas ou administrativas podem ser renovadas a partir desse modelo de inovação.
Qual é a importância da inovação frequente nos serviços?
No mercado atual, altamente dinâmico e competitivo, a inovação em serviços, produtos ou meios é a principal forma de alcançar diferenciais capazes de gerar vantagem em relação à concorrência e garantir o crescimento da empresa.
Nesse sentido, ao adotar essa estratégia, o empreendimento deixa de ser reativo, esperando que mudanças surjam e atinjam seu segmento para promover qualquer evolução. Pelo contrário: passa a ser ativo, atuando como promotor dessas transformações e ficando sempre à frente.
Mais que isso, a abordagem é uma forte aliada para atrair e fidelizar os clientes, que valorizam cada vez mais o relacionamento e a experiência com as marcas. Afinal, considerando seu impacto para a melhoria dos processos de atendimento, marketing ou entrega, agilizando-os e qualificando-os, essa é uma maneira de agradar ao público.
Quais são as principais tendências tecnológicas para esse fim?
O papel da inovação em serviços na competitividade e no mercado consumidor tem sido potencializado a partir da implementação de novas tecnologias capazes de otimizar não só a realização dessas atividades, como também os processos corporativos em geral.
A seguir, conheça as principais tendências tecnológicas para esse fim.
Internet das Coisas
A Internet das Coisas cria uma rede de objetos, equipamentos, máquinas ou dispositivos físicos e interconectados, capazes de trocar dados entre si ou com outros sistemas de TI. Assim, a inovação ocorre com o uso das informações coletadas para criar ou otimizar a prestação dos serviços e sua entrega aos clientes. As aplicações nesse sentido vão desde automatizar pedidos até agilizar o delivery.
Big Data
O Big Data é a tecnologia que coleta, consolida, organiza e analisa grandes volumes de dados, mesmo que desestruturados. Essa avaliação viabiliza a descoberta de insights para melhorar ou desenvolver serviços, tanto voltados para o consumidor final quanto envolvendo processos internos.
Automação
A automação de serviços se aplica a tarefas comuns em qualquer modelo de negócios, como:
• preenchimento de planilhas;
• emissão de relatórios e gráficos;
• consolidação bancária;
• geração de notas fiscais.
Seus objetivos são reduzir erros ou repetições, minimizar gargalos e otimizar o aproveitamento da equipe em atividades que exijam mais do que apertar botões, como a análise de dados. Com essa intenção, são implementados recursos e soluções de TI para realizar tais ações, simplificar processos ou possibilitar a adoção de metodologias ágeis, inovando a forma de executar os serviços da empresa.
Blockchain
Outra inovação em serviços que está em destaque é o Blockchain. Basicamente, é uma solução de segurança que registra a propriedade de bens digitais ou transações virtuais, dando autenticidade a informações ou operações. Desse modo, suas funções reduzem os riscos para o usuário, pois protegem a prestação e a venda de serviços online.
Inteligência Artificial
Esses sistemas são capazes de simular o raciocínio, o aprendizado e o pensamento humanos, de maneira autônoma. Embora a Inteligência Artificial ainda não tenha atingido todo o seu potencial, já vemos sua aplicação voltada para a inovação em serviços, como:
• resolver problemas operacionais, melhorando a experiência do usuário em tempo real;
• realizar atendimento via chatbots e processamento de transações;
• executar a análise de riscos e acompanhamento de comportamentos nocivos, evitando cibercrimes.
Realidade Aumentada, Mista e Virtual
Ambientes totalmente virtuais ou que mesclam real e digital não são exatamente novidades, especialmente no mundo dos jogos. Porém, diversos outros serviços estão usando as tecnologias de Realidade Aumentada, Mista ou Virtual para inovar, oferecendo experiências únicas. Desde cursos até o suporte ao usuário podem se valer disso.
Cloud Computing
A virtualização de ambientes de trabalho e dos aplicativos é a base da transformação digital, bem como da oferta de soluções online. Portanto, a Cloud Computing por si só é uma inovação em serviços ao oferecer recursos, sistemas, plataformas etc. nesse formato.
O XaaS (Everything as a Service, ou tudo como serviço) também possibilita o desenvolvimento de novas ideias e modelos de trabalho. Logo, essa tecnologia se torna ainda mais importante no contexto do progresso nesse segmento.
Como o uso dessas tecnologias impacta os resultados do negócio?
Tecnologias influenciam a inovação em serviços, ampliando os resultados dos negócios que investem nelas. Como visto, isso acontece independentemente da atividade-fim da empresa, já que tais evoluções podem ser obtidas tanto nos processos internos quanto nas entregas ao consumidor final. Assim, seus principais impactos são:
• melhoria da experiência do cliente;
• maior eficiência e agilidade;
• otimização das operações;
• integração de dados e fluxos;
• controle completo das informações;
• diminuição de custos;
• identificação e redução de gargalos ou falhas;
• ampliação da capacidade de resposta a demandas e mudanças;
• melhor direcionamento dos investimentos;
• máximo aproveitamento da equipe;
• renovação da imagem junto ao mercado;
• ampliação da base de público;
• aumento de produtividade e de performance;
• maior eficácia na tomada de decisão estratégica.
A inovação em serviços oferece novas e melhores formas de atuar não só para prestadores, como também para negócios com outras atividades-fim. Afinal, toda entrega dentro de um processo produtivo, administrativo ou de atendimento é um serviço. Considerando a importância e os impactos de fazer parte dessa transformação, invista nas tendências tecnológicas e obtenha tais melhorias na sua empresa.
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