
Indicadores de Desempenho: como coletar e analisar dados a fim de promover o desenvolvimento contínuo
Liderar uma empresa com eficiência requer uma gestão sistemática e transparente. Para alcançá-la, se faz necessário implementar e promover a manutenção de um sistema que realmente consiga integrar todos os dados da operação.
Neste contexto, adotar uma solução de gestão da qualidade, baseada em indicadores de desempenho bem estruturados, é uma decisão estratégica muito importante para uma empresa que deseja se manter competitiva no mercado. A aplicação destes indicadores na realidade da companhia fornece benefícios diretos e também contribui para gerir os custos e riscos.
É importante ressaltar que, com o ritmo cada vez mais veloz das mudanças tecnológicas, a reunião de informações, bem como a experiência dos gestores ao utilizá-las para o desenvolvimento ou aplicação de dados, se apresentam como mecanismos importantes na identificação de pontos a serem corrigidos e nos rumos a serem perseguidos.
Neste cenário, o mapeamento de processos é uma das metodologias que fornece um amplo conhecimento de todas as atividades da empresa. Da a operação até o controle e conhecimento estratégico, ele possibilita a identificação das necessidades de desempenho a serem medidos e, consequentemente, analisados.
O CICLO VIRTUOSO ENTRE RESULTADO E PROCESSO
E na sua empresa? Os indicadores de desempenho conseguem sinalizar caminhos para a solução de problemas e novas estratégias de negócios? Pergunte-se:
- Atualmente, quais são os sistemas de medição utilizados?
- O que significará para a organização avaliar o seu desempenho por meio de medição?
- Considerando todas as partes envolvidas (empresa x cadeia de relacionamentos internos e externos), quais são os critérios mais importantes a serem mensurados?
- Na execução do projeto, quem são as partes envolvidas? E quem serão afetados pelos resultados?
- Que processos críticos estão associados à execução do projeto?
- Qual é o prazo previsto, ou necessário, para a implantação do programa?
Para que o processo de medição seja assertivo, é preciso encontrar um denominador que assegure uma relação que seja capaz de maximizar o acerto na interpretação do desempenho analisado.
Sobre os impactos na cultura organizacional, percebemos que o tempo para amadurecimento na gestão de indicadores não é de um dia para outro. Entretanto, quanto mais utilizados os números, estes transformados em informações, é possível alcançar resultados mais que satisfatórios. Pense nisso!
Comente