Indicadores de competitividade: entenda sua importância para a empresa

De que forma uma empresa é capaz de medir sua competitividade e os resultados de suas estratégias no ambiente em que atuam? E como saber sua posição e a dos concorrentes no mercado? Para isso existem os indicadores de competitividade, que auxiliam na tomada de decisões numa organização.

Neste artigo, vamos explicar o que são esses indicadores, qual a importância deles e quais você poderá adotar, por exemplo, para avaliar o retorno sobre o investimento, a participação de sua empresa no mercado e as políticas de recursos humanos. Boa leitura!

O que são os indicadores de desempenho?

A melhor maneira para estar a par da condução dos negócios é se basear em indicadores de desempenho ou, na sigla em inglês, KPIs (Key Performance Indicators, indicadores-chave de desempenho). Eles são aplicados nas empresas com o objetivo de analisar resultados e medir o desempenho dos processos implementados.

Ao contrário das métricas, que apontam para um número bruto e são mais genéricas, os indicadores de desempenho informam resultados mais direcionados com base no uso daquelas — eles são mais específicos, portanto.

Para ilustrar, temos o cálculo do ticket médio. Use o valor do faturamento da empresa e o divida pelo número de clientes para chegar a esse indicador e, assim, descobrir o valor médio que cada cliente gasta ao adquirir um produto ou serviço.

E o que são os indicadores de competitividade?

Os indicadores de competitividade focam na performance e na posição de mercado da empresa em relação à concorrência. São inúmeras as formas de avaliação, e cabe a cada gestor determinar quais são os critérios que mais convêm, seja para toda a organização, seja para um segmento, seja para uma equipe de trabalho.

Para avaliar a vantagem competitiva no mercado, é possível se debruçar sobre os números relacionados, entre outros, a:

Mais adiante, leia exemplos desses indicadores e a importância de cada um deles.

Por que e como usar indicadores de competitividade?

Não é somente para se obter um diagnóstico focado nas empresas e em seus nichos que os executivos recorrem a esses indicadores. Eles podem auxiliar também na formulação de estratégias com base em indicadores políticos, econômicos e sociais do cenário doméstico e internacional. O leque de atuação é amplo.

De posse de dados — sobre comportamento do consumidor, novas tecnologias ou transformações políticas em dada região etc. —, os gestores são capazes de comunicar a evolução da organização para os demais colaboradores. A clareza da posição e missão da empresa no mercado estimula, assim, a coesão entre os funcionários, o que gera engajamento nas estratégias propostas a partir dos indicadores.

Agora conheça, abaixo, três indicadores de competitividade que podem auxiliar na condução do seu negócio.

Market share

O sucesso de uma empresa no mercado em que atua é apontado pelo market share. Esse índice mostra o quanto a organização domina seu nicho e sua posição em relação aos concorrentes. Cada negócio adota critérios pertinentes para estimar sua fatia de mercado e a dos concorrentes: cartela de clientes, receita líquida, volume de vendas etc.

ROI

O retorno sobre o investimento (ROI) aponta o quanto a empresa obteve de retorno a partir de investimentos próprios ou de terceiros. Por meio dele, os gestores detectam quais falhas podem ter colaborado para um eventual retorno insatisfatório do dinheiro empenhado em um segmento.

Gestão de pessoas

Este indicador está diretamente ligado aos talentos que a empresa é capaz de atrair. A partir do monitoramento, por exemplo, da rotatividade de colaboradores, é possível repensar o investimento em capital humano e as políticas de RH adotadas na organização.

Ficou claro que os indicadores de competitividade ajudam a encontrar e a corrigir falhas para que decisões mais acertadas sejam tomadas? Com eles, a empresa é capaz de identificar oportunidades e redirecionar investimentos essenciais para seu desenvolvimento.

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