GQT: o que é a Gestão da Qualidade Total?

Prezar pelo padrão de qualidade é essencial para manter o negócio sustentável e potencializar os resultados. Nesse contexto de otimizar processos, aumentar a produtividade e reduzir custos, entra um conceito que é capaz de tornar a empresa mais competitiva no mercado. Você sabe o que é Gestão da Qualidade Total (GQT)?

Em linhas gerais, é um tipo de gerenciamento com foco na satisfação dos clientes. A GQT envolve alguns pilares, além de contar com o apoio de todos os colaboradores para se tornar possível. Entenda os princípios da abordagem e aprenda a aplicá-la no seu negócio.

O que é a Gestão da Qualidade Total?

Em um conceito mais amplo, a qualidade por si só tem como principal objetivo atender todas as necessidades de um cliente. Para colocá-la em prática em sua plenitude máxima, é preciso ter conhecimento sobre o que é Gestão da Qualidade Total. 

Do inglês, Total Quality Management (TQM) é uma expressão usada para designar estratégias orientadas à busca de melhorias contínuas em todos os processos organizacionais. Veja os princípios que regem as ações de estímulo à consciência de qualidade:

  • ética;

  • inovação

  • bom ambiente de trabalho;

  • respeito com clientes, colaboradores e fornecedores;

  • consciência ambiental, sustentabilidade e responsabilidade social;

  • qualidade, produtividade e eliminação de desperdícios;

  • redução de custos e segurança no trabalho.

Um dos destaques fica por conta da responsabilidade para alcançar os padrões de qualidade. Ela sai das mãos de gerentes e dirigentes para se tornar um compromisso de todos que fazem parte da organização. Assim, a Gestão da Qualidade Total é baseada no empoderamento das pessoas, agilizando a resolução de problemas e a tomada de decisão. 

Ao acrescentar o "total" na gestão da qualidade, o objetivo é expandir a busca pela satisfação dos clientes para todas as áreas: colaboradores, fornecedores, distribuidores e os demais parceiros do negócio. Dessa forma, a empresa como um todo se torna muito mais eficiente e competitiva no mercado.

Quais são os pilares da GQT e como aplicá-los?

Para entender o que é Gestão da Qualidade Total, você pode seguir alguns pilares. Eles vão facilitar a implementação, além de servir de guia para o negócio e sustentar as estratégias em todos os níveis da organização. 

Satisfação do cliente

Este é o pilar central da GQT, o que vai se desdobrar para outras áreas. O objetivo é superar as expectativas por meio do atendimento e da oferta de produtos ou serviços. Para alcançá-la, é importante alinhar a cultura organizacional com o consumidor no centro de tudo.

Delegação

Lembra do empoderamento às pessoas? Portanto, a delegação nada mais é do que incentivar a autonomia para a tomada de decisão e promover a descentralização. As ideias ocorrem em uma estrutura horizontal, em que todos os colaboradores têm liberdade para resolver problemas.

Gerência

A responsabilidade de assumir a gerência em prol da qualidade e da satisfação dos clientes é de todos. Por isso, a cultura organizacional deve incentivar a manifestação livre de ideias e opiniões, o compartilhamento de informações, a liderança e a participação nas decisões.

Gerência de processos

Além das pessoas, os processos demandam melhorias contínuas a fim de atuarem para chegar à qualidade total. Uma boa gestão passa pela integração do fluxo entre as áreas, pela mensuração dos resultados e pelo investimento em ferramentas para produtividade.

Para aplicar a GQT, invista em um planejamento sistemático com foco na qualidade. E o que é Gestão da Qualidade Total sem as pessoas? Lembre-se dos pilares listados aqui e envolva todos os colaboradores no processo para que a transformação seja completa e eficiente. Incentive novas ideias, melhorias e treinamentos. Para completar, não deixe de definir indicadores e mensurar todas as ações adotadas.

Como está a GQT na sua empresa? Confira o webinar que preparamos para ajudar você a fazer o mapeamento dos processos e melhorar a performance dos resultados.