Prezar pelo padrão de qualidade é essencial para manter o negócio sustentável e potencializar os resultados. Nesse contexto de otimizar processos, aumentar a produtividade e reduzir custos, entra um conceito que é capaz de tornar a empresa mais competitiva no mercado. Você sabe o que é Gestão da Qualidade Total (GQT)?
Em linhas gerais, é um tipo de gerenciamento com foco na satisfação dos clientes. A GQT envolve alguns pilares, além de contar com o apoio de todos os colaboradores para se tornar possível. Entenda os princípios da abordagem e aprenda a aplicá-la no seu negócio.
O que é a Gestão da Qualidade Total?
Em um conceito mais amplo, a qualidade por si só tem como principal objetivo atender todas as necessidades de um cliente. Para colocá-la em prática em sua plenitude máxima, é preciso ter conhecimento sobre o que é Gestão da Qualidade Total.
Do inglês, Total Quality Management (TQM) é uma expressão usada para designar estratégias orientadas à busca de melhorias contínuas em todos os processos organizacionais. Veja os princípios que regem as ações de estímulo à consciência de qualidade:
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ética;
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inovação
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bom ambiente de trabalho;
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respeito com clientes, colaboradores e fornecedores;
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consciência ambiental, sustentabilidade e responsabilidade social;
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qualidade, produtividade e eliminação de desperdícios;
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redução de custos e segurança no trabalho.
Um dos destaques fica por conta da responsabilidade para alcançar os padrões de qualidade. Ela sai das mãos de gerentes e dirigentes para se tornar um compromisso de todos que fazem parte da organização. Assim, a Gestão da Qualidade Total é baseada no empoderamento das pessoas, agilizando a resolução de problemas e a tomada de decisão.
Ao acrescentar o "total" na gestão da qualidade, o objetivo é expandir a busca pela satisfação dos clientes para todas as áreas: colaboradores, fornecedores, distribuidores e os demais parceiros do negócio. Dessa forma, a empresa como um todo se torna muito mais eficiente e competitiva no mercado.
Quais são os pilares da GQT e como aplicá-los?
Para entender o que é Gestão da Qualidade Total, você pode seguir alguns pilares. Eles vão facilitar a implementação, além de servir de guia para o negócio e sustentar as estratégias em todos os níveis da organização.
Satisfação do cliente
Este é o pilar central da GQT, o que vai se desdobrar para outras áreas. O objetivo é superar as expectativas por meio do atendimento e da oferta de produtos ou serviços. Para alcançá-la, é importante alinhar a cultura organizacional com o consumidor no centro de tudo.
Delegação
Lembra do empoderamento às pessoas? Portanto, a delegação nada mais é do que incentivar a autonomia para a tomada de decisão e promover a descentralização. As ideias ocorrem em uma estrutura horizontal, em que todos os colaboradores têm liberdade para resolver problemas.
Gerência
A responsabilidade de assumir a gerência em prol da qualidade e da satisfação dos clientes é de todos. Por isso, a cultura organizacional deve incentivar a manifestação livre de ideias e opiniões, o compartilhamento de informações, a liderança e a participação nas decisões.
Gerência de processos
Além das pessoas, os processos demandam melhorias contínuas a fim de atuarem para chegar à qualidade total. Uma boa gestão passa pela integração do fluxo entre as áreas, pela mensuração dos resultados e pelo investimento em ferramentas para produtividade.
Para aplicar a GQT, invista em um planejamento sistemático com foco na qualidade. E o que é Gestão da Qualidade Total sem as pessoas? Lembre-se dos pilares listados aqui e envolva todos os colaboradores no processo para que a transformação seja completa e eficiente. Incentive novas ideias, melhorias e treinamentos. Para completar, não deixe de definir indicadores e mensurar todas as ações adotadas.
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