Gestão do conhecimento: vantagem competitiva para sua empresa!

Gestão do conhecimento: vantagem competitiva para sua empresa!

Utilizar as informações com inteligência é um diferencial importante para alcançar resultados expressivos. Nesse cenário, as empresas valorizam cada vez mais a gestão do conhecimento, que consiste no processo de criação, armazenamento, disseminação, uso e proteção dos dados de uma organização.

Para que essa forma de gestão seja uma vantagem competitiva, as instituições usam ferramentas para inovar e manter o conhecimento consolidado dentro da empresa.

Neste post serão abordados os benefícios que esse tipo de gestão pode proporcionar para uma organização. Confira!

Fortalecimento do capital intelectual

A troca de experiências é uma alternativa bastante recomendada para enriquecer o capital intelectual de uma organização. Isso acontece, principalmente, quando é formado um ciclo de colaboração entre os empregados, por meio de reuniões periódicas ou um portal corporativo.

Esse panorama também favorece o surgimento de medidas voltadas para melhorar os processos internos, possibilitando um maior ajuste aos indicadores de desempenho estabelecidos pela empresa.

Contribui para os processos internos

Com uma cultura voltada para a gestão, uma organização estará mais capacitada para fazer um mapeamento dos processos internos. Essa medida é viável, porque os funcionários passam a ter um conhecimento das ações empresariais e dos mecanismos adotados para concretizá-las.

Essa iniciativa deixa possível melhorar o fluxo produtivo da empresa, aumentar a eficiência e diminuir os custos.

Possibilita mais agilidade na tomada de decisões

Uma vantagem competitiva bastante valorizada nas corporações é a possibilidade de tomar decisões de maneira ágil. Por isso, a tecnologia é uma aliada na busca por uma gestão competente e qualificada.

Nesse cenário, o Sistema de Gestão Empresarial (ERP) é uma ferramenta que contribui para a análise de informações importantes em tempo real.

Exemplos de gestão do conhecimento nas empresas

A possibilidade de integrar todos os departamentos ou, pelo menos, os mais importantes é uma característica marcante de um sistema de gestão empresarial. Fazem parte dos benefícios melhorar a comunicação interna e facilitar o funcionamento da organização.

Por exemplo, o Departamento Financeiro pode com facilidade verificar o dinheiro destinado para pagar os funcionários, utilizando como base os dados fornecidos pelo Recursos Humanos inseridos na ferramenta.

Outro caso interessante abrange o Departamento de Marketing. Ao verificar que os resultados da venda de um produto estão abaixo das expectativas, é possível avaliar a estratégia para reverter a situação.

Com essas informações disponibilizadas rapidamente, os setores da empresa vão perceber com mais facilidade as vantagens de implantar o ERP.

Relação entre gestão do conhecimento e desenvolvimento contínuo

O aprendizado deve sempre ser estimulado em qualquer organização e, por conta disso, a troca de ideias por meio de reuniões ou num portal corporativo são importantes. Porém, a qualificação profissional também pode ser valorizada por meio de treinamentos.

As organizações estão aderindo à universidade corporativa, que consiste numa iniciativa voltada para os empregados receberem treinamento, desenvolverem pesquisas e priorizarem a inovação.

O desenvolvimento contínuo é essencial uma organização apresentar resultados expressivos e fortalecer a troca de experiência nas organizações. A empresa que não valorizar a gestão do conhecimento correrá o risco de não acompanhar a concorrência e perderá vantagem competitiva.

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