
Gestão de multicultura: como inovar na prática?
Enfrenta-se diversos desafios hoje na gestão de multicultura e uma dúvida é comum entre os produtores - Como inovar na prática? Afinal, é possível utilizar a tecnologia para melhorar os resultados?
Trabalhar com diferentes culturas é uma forma de maximizar a produtividade e lucratividade para propriedade, mas, lidar com seus diferentes manejos pode ser um desafio constante para o produtor.
É preciso então, se voltar para as boas práticas aliadas à inovação para buscar soluções criativas que permitam a construção de um ambiente de harmonia entre todas as atividades da propriedade e esse é nosso objetivo com este post. Boa leitura!
Buscar por tecnologia de ponta
Para que a gestão de multicultura possa dar certo, é preciso estar atento a três pontos básicos, planejamento, processo e sustentabilidade.
A tecnologia pode ajudar nessa questão, fornecendo ferramentas que permitam planejar todo o cronograma da propriedade para que ela possa ter a máxima efetividade na hora de realizar os manejos de cada cultura.
O ideal é marcar presença em feiras e eventos do campo, nos quais as últimas novidades do mercado são expostas e você poderá ter uma ideia sobre o que seria melhor aplicado em sua propriedade.
Saber estabelecer as prioridades
A natureza mantém uma agenda que não espera, o momento da colheita deve ser respeitado, assim como o plantio e vários outros manejos, cada um tem seu tempo correto de ser realizado.
Dessa forma, ao trabalhar com várias culturas ao mesmo tempo, deve-se ter o cuidado de montar uma estrutura de trabalho que leve em consideração os cuidados necessários para cada um delas e as épocas de mais urgência.
Investir na especialização da equipe
A mão de obra no campo foi por muito tempo negligenciada e temos uma primeira impressão de que as pessoas que realizam esse trabalho não precisam ter estudo, o que é uma ideia errada.
Quanto mais profissional e especializado for o seu time, maiores cuidados eles terão nos manejos realizados e maior o potencial produtivo da propriedade. Investir na equipe que trabalha com você é fundamental.
Isso pode ser feito por meio de cursos oferecidos por entidades governamentais ligadas ao campo, ou até mesmo desenvolvidos de forma interna, dentro da própria fazenda.
Realizar um monitoramento contínuo
A gestão rural é uma atividade complexa por si só, quando opta-se por trabalhar com multicultura, a complexidade aumenta de forma exponencial, devido aos vários desafios que podem surgir.
Manter a excelência e aumentar a produtividade de sua propriedade é um aprendizado constante e manter o monitoramento sobre os resultados pode ser uma forma de entender como tudo funciona.
Com dados históricos, você pode perceber as melhores épocas para a realização de determinados manejos, quais os processos que realmente funcionam e o que precisa ser mudado.
Investir na gestão de multicultura é a única forma de obter sucesso no campo ao aumentar o número de cultivares dentro de uma propriedade e esperamos que essas dicas possam ter ajudado você a entender isso.
A Mega Sistemas é uma empresa especializada em softwares de gestão com expertise em soluções para o campo. Siga-nos agora mesmo no Facebook, Youtube e LinkedIn e confira mais de nossos conteúdos!
Comente