Gestão de facilities: 4 coisas que você precisa saber sobre o assunto

Independente de sua atuação, quase toda organização realiza suas atividades em um determinado espaço físico. Com isso, existe a necessidade de realizar a gestão de facilities. Quanto maior a empresa, maior será a demanda por gerenciamento nessa área e maiores os desafios a serem enfrentados para garantir a eficiência de toda a infraestrutura.

Neste post, vamos mostrar 4 coisas que você precisa saber sobre gestão de facilities a fim de poder aplicá-la em sua empresa de maneira adequada e administrar melhor sua infraestrutura. Continue a leitura! 

1. O que é gestão de facilities

A gestão de facilities envolve uma série de práticas interdisciplinares que visam garantir o funcionamento adequado de uma organização. O objetivo é fornecer conforto, segurança, higiene, infraestrutura e manutenção com o menor custo possível, para que os colaboradores possam produzir sem contratempos.

Em linhas gerais, as facilities estão relacionadas às tarefas que são importantes para manter o ambiente de trabalho, mas não fazem parte da atividade-fim da organização, por exemplo, a limpeza do local. Nesse sentido, a gestão de facilities apresenta-se como fundamental para melhorar os demais processos realizados dentro da empresa, trazer facilidade e garantir um ambiente produtivo.

As facilities podem ser todas coordenadas sob uma única administração, chamada de gestão de facilities, que é responsável por assegurar que todas as necessidades da organização sejam atendidas.

2. Quais são as responsabilidades dos profissionais da área

O profissional gestor de facilities é o responsável pelo funcionamento de condomínios, grandes empresas, shoppings centers, bancos etc. Entre suas responsabilidades está a criação de um planejamento estratégico para o funcionamento do conjunto de serviços e produtos necessários para as atividades do empreendimento. Ele deve fornecer segurança, limpeza, tecnologia e infraestrutura para que a empresa mantenha a disponibilidade de seus serviços.

Perfil ideal para um gestor de facilities

A formação ideal para esse profissional é a engenharia, mas ele também pode ser formado em administração de empresas ou arquitetura. Além disso, dominar o inglês é um pré-requisito. Outro ponto desejável é o conhecimento de produtos imobiliários e conceitos básicos acerca de manutenção de estruturas.

Características do gestor de facilities

Facilidade para o relacionamento interpessoal e habilidades multidisciplinares estão entre as principais características de um gestor de facilities, que lida diariamente com várias equipes diferentes. Comunicação, gestão de pessoas e negociação são outras das competências necessárias para um gestor de facilities realizar suas atividades com eficiência.

3. Qual é o panorama no Brasil

Hoje em dia, a oferta de facilities no Brasil é muito completa. Com o surgimento de grandes estruturas como shopping centers, o ramo evoluiu bastante, prestando muito além de serviços clássicos como segurança e limpeza.

Já é possível encontrar opções que contam com brigadas de incêndio, manutenções prediais e de jardins, motoristas e, até mesmo, alimentação. Na medida em que todas essas atividades não fazem parte dos objetivos das empresas e são apenas um meio, o movimento pela terceirização dos serviços tem sido crescentemente mais comum.

4. Quais são as perspectivas para o futuro

Em um futuro próximo, poderemos visualizar cada vez mais o repasse da gestão de facilities para as mãos de empresas especializadas e o uso de softwares específicos para coordenar todas as atividades.

A direção é a centralização global de todo o gerenciamento das facilities, facilitando a prestação de serviços e beneficiando as empresas, que podem voltar toda a sua atenção para o seu negócio.

A gestão de facilities é algo crucial para manter o ambiente de trabalho funcional e garantir que todos os colaboradores possam assumir suas funções sem problemas. Cada vez mais essa relevância tem sido notada pelas empresas.

Aproveite que está por aqui e aprimore seus conhecimentos sobre indústria 4.0 com nosso guia prático especial sobre essa tendência. Boa leitura!