Gerenciamento de projeto: confira 3 desafios da gestão de projetos

Gerenciamento de projeto: confira 3 desafios da gestão de projetos

O gerenciamento de projeto tem por finalidade entregar um produto final de qualidade dentro do tempo estipulado, de modo a não ocorrer estouro de orçamento.

No entanto, várias situações podem acontecer, aumentando os prazos de entrega. Sendo assim, observar e acompanhar cada procedimento é indispensável, no intuito de mitigar os imprevistos ao máximo.

Vale ressaltar que o gerenciamento de projetos é composto por pessoas, ferramentas e processos, que devem estar alinhados em torno de um objetivo definido.

Tal alinhamento passa pela superação de alguns desafios. Ao longo deste texto, falaremos sobre 3 deles.

O que é gerenciamento de projeto e qual a sua importância para a empresa?

Gerenciar projetos consiste em planejar, organizar e acompanhar atividades que têm por finalidade a entrega de uma solução ou o aperfeiçoamento de algo já existente.

Além disso, é preciso atribuir responsabilidades aos colaboradores e mapear as tarefas, de modo a encontrar dependências entre elas. Quando ocorre uma boa sinergia entre pessoas, processos e ferramentas, o resultado é um produto final com qualidade, que atende às necessidades dos clientes.

Um bom gerenciamento visa enxugar custos ou impedir que eles aumentem e prejudiquem o orçamento inicial, bem como ajuda a reduzir o tempo de execução das atividades, sempre que possível.

Se uma companhia busca desenvolver novas soluções, um bom gerenciamento contribui para que o resultado tenha qualidade e valor agregado, sendo uma importante fonte de receita para o negócio.

Acompanhe a seguir os 3 principais desafios que devem ser superados para que se alcance a excelência no gerenciamento de projetos.

1. Equipes dispersas

É possível que nem todos os colaboradores estejam presentes em um escritório, nem no mesmo horário. Dito isso, é preciso lançar mão de uma comunicação eficiente com ferramentas que permitam o compartilhamento e a edição de documentos.

Desse modo, profissionais que estiverem em viagem, por exemplo, podem contribuir no projeto por meio de um computador ou dispositivo móvel.

2. Pessoas desmotivadas

Vários fatores contribuem para a desmotivação de um colaborador, sendo que um deles está na ausência de organização e boas ferramentas. No entanto, se houver muita descentralização de informação, o profissional perderá muito tempo fazendo pesquisas, o que certamente vai prejudicar o cumprimento dos prazos.

Um software para gestão de projetos que permita a centralização de dados é essencial, de modo que o colaborador encontre o que precisa em poucos segundos, sobrando tempo para se dedicar a outras atividades daquele projeto.

3. Realizar um bom plano de projeto

Um bom planejamento é essencial e vai definir quem serão os envolvidos, quais serão os prazos e o orçamento estipulado naquele projeto. Com esses alicerces estabelecidos, embora não seja possível prever todas as eventualidades, é possível fazer adaptações ao longo do tempo, de modo a não haver estouro de prazos, nem de orçamentos.

O objetivo do gerenciamento de projeto é entregar um produto final de qualidade dentro do tempo estipulado e sem estouro do orçamento. O suporte tecnológico é fundamental para que o resultado esteja de acordo com o que foi planejado. Nesse sentido, um software ERP centraliza informações e otimiza rotinas; ele pode ser usado também de diversas outras formas, como na parte de vendas, contabilidade e compliance fiscal.

Gostou do artigo? Continue em nosso blog e aproveite para saber como otimizar rotinas contábeis com um ERP!