Garanta a segurança dos dados da sua empresa com cloud computing

Convenhamos: cloud computing ou computação na nuvem é um nome diferente para recursos de hardware e de software — que não precisam estar dentro da sua empresa. Em outras palavras, são soluções de infraestrutura e de software que não vão ficar imobilizadas no patrimônio da empresa, sofrendo depreciação.

Uma dessas tecnologias em nuvem traz a opção de adquirir um software como se fosse um serviço prestado, chamado Software as a Service (SaaS). Essa tecnologia tem um custo muito baixo, se a compararmos com a aquisição de hardware, software e contratação de pessoal treinado para operar a solução e, ainda, manter as máquinas e a segurança dos dados.

Outras questões como flexibilidade, disponibilidade, ativação de recursos sob demanda e independência de localidade estão levando as empresas a uma adoção da tecnologia em passo acelerado. Um estudo de 2012, do grupo Gartner, previa o uso de PCs offline sendo totalmente abandonado e a adoção do trabalho principalmente na nuvem até 2014. Em 2015, podemos dizer que essa previsão já é uma realidade.

O post de hoje é sobre cloud computing e como esse sistema pode garantir a segurança dos dados da sua empresa. Confira a seguir!

 

Conhecendo o sistema

O cloud computing é um sistema que pode existir de três formas: nuvens públicas, nuvens privadas e nuvens híbridas. Dependendo da área de atuação de sua empresa, um desses tipos de nuvem pode ser o mais apropriado, considerando os diferentes níveis de segurança e de gestão necessárias.

 

Nuvens públicas

Uma nuvem pública é aquela em que os serviços e a infraestrutura são fornecidos fora da empresa, através da Internet. Esse tipo de nuvem oferece o maior nível de eficiência em recursos compartilhados. Contudo, eles são mais vulneráveis do que as nuvens privadas. Muitos executivos de departamentos de TI se preocupam com a segurança da nuvem pública. 

 

Nuvens privadas

Se a nuvem for privada, ela vai possuir uma infraestrutura que é mantida, obviamente, em uma rede privada. Essas nuvens são as que oferecem os melhores níveis de segurança e controle, mas exige que a empresa compre e mantenha todo o seu software e infraestrutura.

Atualmente, algumas empresas que só ofereciam tecnologias de nuvem privada, já estão trabalhando com versões públicas desses mesmos recursos.

 

Nuvens híbridas

A nuvem híbrida inclui uma variedade de opções públicas e privadas, com vários provedores. Ao usar uma nuvem híbrida, você mantém cada aspecto de seu negócio no ambiente mais adequado. Para isso, você tem que manter o controle sobre várias plataformas de segurança diferentes, garantindo a comunicação efetiva entre todos os setores do seu negócio.

 

Trabalhando com segurança

Algumas pessoas ainda acreditam que os sistemas em nuvem não são sistemas seguros, mas estão enganadas. O que deve ser questionado nesse sentido é: os padrões de segurança desse sistema são apropriados para as minhas necessidades? Há quanto tempo esse sistema está no mercado? E, ainda, quais são seus outros clientes e o que eles acham desse serviço?

Para evitar problemas com segurança, dê preferência para conexões protegidas entre sua base de operações e os serviços críticos disponibilizados na nuvem. Redes Virtuais Privadas (VPNs) podem entregar a proteção adequada por meio da combinação de proteção de rede e criptografia — conexões VPN são necessariamente encriptadas. Os servidores e appliances utilizados para o tráfego de dados devem estar com seu software atualizado e, preferencialmente, passar por testes de invasão.

 

Escolhendo o cloud computing

Mesmo empresas que já tenham uma infraestrutura significativa e um vasto portfólio de aplicativos podem se beneficiar da arquitetura cloud computing. A implementação de um sistema de nuvem privada pode proporcionar a simplificação dessa infraestrutura e um aumento da agilidade nos negócios. Além disso, poderá alavancar seletivamente novas funcionalidades e modelos de negócios disponibilizados na nuvem pública, diminuindo custos. Ao criar suas estratégias tendo em mente a segurança de seu negócio, você irá tirar proveito de grandes oportunidades, com muito menos percalços no caminho.

 

Já sabe como usar o cloud computing, garantindo a segurança da sua empresa? Deixe suas dúvidas e opiniões, escrevendo um comentário para a gente!