Assim como todo o agronegócio, a fruticultura é um ramo importante da economia brasileira. Em 2016, a produção de frutas gerou aproximadamente 5,6 milhões de empregos, com a produção se espalhando ao longo de cerca de 2 milhões de hectares. As safras abastecem tanto o mercado interno quanto o externo e fazem com que o país ocupe a terceira colocação no cultivo desse tipo de alimento, atrás apenas de Índia e China.
Mas apesar dos números positivos, são muitos os desafios de quem busca sucesso na área. Lidar com as intempéries climáticas, problemas ambientais, econômicos e sociais são apenas alguns dos problemas do produtor. Determinadas soluções já estão disponíveis, como previsão de tempo, alternância de culturas nos períodos de safra e entressafra e a utilização de defensivos agrícolas, por exemplo. Mas como ir além? Acompanhe o texto e confira técnicas para garantir uma produção de frutas em alta escala.
O que é a fruticultura e qual sua importância no Brasil?
É importante notar que nosso país tem conquistado esses resultados mesmo em tempos de globalização, onde existe a competição com grandes players, o que demonstra a qualidade do que é ofertado por nossos produtores. O Brasil está entre os líderes na produção mundial de frutas, com algo em torno de 40 milhões de toneladas produzidas em uma área que se estende por 2 milhões e meio de hectares.
É nessa área espalhada por todo território nacional que o cultivo se especializa conforme o clima local. A região Sul e Sudeste por exemplo, possuem grandes produções de goiaba, pêssego, figo, maçã, citros e uva, pois são frutas de clima subtropical temperado. Na região Norte e Nordeste, o destaque vai para o coco, mamão, abacaxi, maracujá, laranja, limão, melão, caju, banana e mamão. Já a região Centro-oeste de tradição agropecuária e de grãos ainda não apresenta um cultivo expressivo.
A cada ano a fruticultura Brasileira tem prosperado atendendo o mercado nacional e internacional com um número cada vez maior de quantidade produzidas, variedades e volume exportado. Por ser uma atividade muito dinâmica a fruticultura ajuda a fortalecer a economia brasileira basicamente de quatro formas. A primeira delas — e que também pode ser considerada como de segurança nacional - é servir de importante fonte de nutrição a população.
A segunda forma de auxílio ao país é fornecer oportunidades de emprego e renda. Estima-se que haja por volta de 5 milhões de pessoas envolvidas diretamente no trabalho neste ramo, sem contar as atividades indiretas. A terceira forma de impacto econômico é geração de divisas com bilhões de dólares conquistadas com as exportações de frutas. E por último mas não menos importante é volume produzido pela fruticultura que chega a ordem de mais de 10 bilhões de reais ao ano.
Quais são as frutas mais rentáveis?
A citricultura é um ramo da fruticultura especializada em frutas cítricas como laranja, limão e tangerina e podem representar uma verdadeira oportunidade de negócio. No ramo da citricultura o Brasil é o líder mundial, produzindo nada mais do 80% das exportações de suco de laranja em todo o mundo e 30% da produção da laranja.
Entre os campeões nacionais os principais estados produtores são: São Paulo, Minas gerais, Paraná e Bahia e os principais consumidores do nosso produto no mundo são Canadá, Europa e EUA.
Um estudo realizado a cada dois anos pelo Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro) apontou que frutas como abacaxi, coco, goiaba e manga são os itens mais lucrativos. Em 2014 a lucratividade média chegou a ser acima dos R$ 10.000 hectares/ano, com especial destaque ao abacaxi com uma rentabilidade de mais de R$ 20 mil reais, no período de mais alta produtividade.
Como otimizar a produção na fruticultura com a tecnologia?
A tecnologia pode ser uma importante aliada no aumento da produtividade. Seja por meio de soluções de agricultura de precisão, adoção de dispositivos móveis para controle de pessoal ou utilização de um Sistema de Gestão Empresarial (ERP), apostar na transformação digital pode ser a saída para a resolução dos problemas enfrentados no pomar. Pensando nisso, listamos abaixo alguma das alternativas que podem elevar o patamar da produção.
1. Agricultura de precisão
O conceito de agricultura de precisão consiste na utilização de técnicas e equipamentos para traçar um diagnóstico preciso das condições da lavoura, abordando fatores como quantidade de chuvas, qualidade do solo ou aplicação de insumos agrícolas em quantidades corretas. Uma das ferramentas mais utilizadas na agricultura de precisão é o SIG (Sistema de Informação Geográfica), que cruza informações de mapas e imagens de satélite para fazer tais levantamentos. Com esses dados em mãos é possível ter um aumento no rendimento da área plantada e frutas de melhor qualidade, que serão vendidos por um preço maior.
2. Gestão de mão de obra
Outra inovação tecnológica, a disseminação de dispositivos móveis com acesso à Internet também facilita algo que era difícil até pouco tempo atrás: o controle e gerenciamento das horas trabalhadas pelos funcionários, o possibilita mais eficácia na alocação de mão de obra.
3. Repensar a logística de transporte
Contudo, de nada adianta investir na tecnologia se não houver cuidado com o transporte das frutas até o destino final. Sendo muitas vezes um produto frágil e extremamente perecível, tornar a logística mais inteligente é fundamental. Pensar na acomodação adequada, para que as frutas não se danifiquem, ou no melhor trajeto para que elas não demorem tanto até tempo até o destino é um primeiro passo.
4. Adotar um sistema de ERP na fruticultura
Por fim, a implementação de um sistema ERP deve ser sempre levada em conta. Esse tipo de ferramenta permite o gerenciamento completo de todas as áreas de uma determinada atividade econômica, seja ela industrial ou agrícola.
No caso da fruticultura, a utilização ERP fará que com que todas as decisões, desde o plantio até a colheita, sejam tomadas com base em dados que permitem controlar de maneira eficaz e segura a produção, expandindo o negócio e controlando custos. É possível, por exemplo, estimar com maior precisão os gastos por fazenda, atividade ou cultura.
Essas são algumas das maneiras de garantir uma produção em larga escala na fruticultura. Aos poucos é possível colocar essas dicas em prática fazendo com o negócio se torne mais rentável a cada safra.
Como podemos observar, para se manterem competitivas é preciso que as agro empresas busquem constantemente por novas tendências com o intuito de renovar os seus produtos e processos, adotando intensivamente a tecnologia de maneira contextualizada a sua realidade e aos objetivos do seu negócio.
Quer conhecer mais sobre sistemas de gestão, em especial o ERP? Quer conhecer como a tecnologia pode levar a sua empresa a outro patamar? Então entre em contato conosco agora mesmo, será um prazer atendê-lo para conhecer melhor as suas demandas e bater um papo sobre as melhores soluções disponíveis.