Nos últimos anos temos visto grandes alterações no campo com a incorporação de novas tecnologias e processos, que visam aumentar a produtividade e diminuir custos. A inovação é uma geradora de tendências do agronegócio.
Dentro desse contexto surgiram diversas ferramentas interessantes para uso no campo e o produtor deve ficar de olho em tudo que pode auxiliar na melhoria de sua competitividade.
Pensando em trazer para você as maiores novidades do mercado e tendências para o futuro da produção no campo, trouxemos para você este post. Confira!
A evolução do agronegócio
O agronegócio brasileiro é um dos motores da economia, sendo que muito do que é produzido aqui é exportado para outros países, gerando renda e empregos além de impactando em outros setores como comércio e construção.
Para se manter à frente no mercado internacional, o produtor rural brasileiro deve se manter atento a todas as novidades em tecnologia que surgem no mercado e que podem aumentar sua produtividade.
Todos os anos temos diversas inovações no ator agrícola e surgem novas ferramentas e processos que podem maximizar a eficiência de diversas atividades no campo.
Por conta disso, é fundamental que o produtor rural sempre busque compreender quais são as tendências do agronegócio e os rumos que o campo está tomando para estar preparado para o futuro.
Tendências do agronegócio
São várias novidades, sendo que algumas trazem um impacto maior para o campo do que outras, separamos algumas das principais.
Sensores
O uso de sensores no campo para levantar dados está sendo cada vez mais difundido entre os produtores, permitindo que dados sejam levantados com precisão diretamente na propriedade.
Além disso, por meio dos sensores também é possível enviar comandos para que os dispositivos executem tarefas, tudo de forma remota, por exemplo, a abertura de um canal de irrigação.
Todos os dados recolhidos no campo podem auxiliar o produtor a entender melhor o que está funcionando e tomar decisões estratégicas com maior confiança, como a melhor data para a colheita, por exemplo.
Drones
Drones são aeronaves não tripuladas, geralmente em um tamanho reduzido e controlado a distância, podendo desenvolver uma série de funções em campo como o acompanhamento do desenvolvimento de lavoura, surgimento de pragas, doenças ou outros problemas em locais mais isolados.
Os drones são equipados com câmeras de alta resolução e que permitem que as imagens possam ser transmitidas em tempo real ou colhidas depois para verificação de situações e armazenamento para controle histórico.
Software de gestão
Por último, uma das maiores tendências do agronegócio nos últimos anos é a utilização de softwares de gestão, também chamados de ERP. Esse tipo de sistema pode auxiliar o produtor a coletar, processar, armazenar e monitorar dados acerca da propriedade.
Além disso, o software de gestão também conta com módulos para administração que permitem um controle maior de todo o aspecto empresarial da propriedade e o gerenciamento do negócio.
Essas são as principais tendências do agronegócio para os próximos anos, esperamos que você possa adotar algumas delas em sua propriedade e melhorar sua produtividade.
Ainda não acabou, confira agora mesmo nosso próximo post e entenda como funciona a agricultura de precisão!