ERP na nuvem: o que é, como funciona e quais as vantagens

ERP na nuvem: o que é, como funciona e quais as vantagens

O mercado tem cobrado cada vez mais eficiência das empresas e o ERP na nuvem é um dos meios mais ágeis de alcançar isso, visto que é capaz de simplificar e integrar todos os processos com os quais um negócio lida, de forma muito melhor.

Sabendo disso, separamos abaixo algumas das principais informações sobre essa ferramenta. Quer saber o que é, como funciona e quais as vantagens desse novo passo na tecnologia empresarial? Então venha conosco e confira!

O que é o ERP na nuvem?

ERP é um software que permite que uma empresa acompanhe cada um dos seus setores por meio de relatórios digitais detalhados e atualizados. A grande diferença do ERP em nuvem é que, enquanto um ERP local apenas gerência e disponibiliza dados em um único computador, a versão em nuvem pode fazer tudo isso de forma integrada a outras máquinas e permitir que os colaboradores tenham acesso aos dados em qualquer lugar do mundo.

Como essa ferramenta funciona?

Um ERP em nuvem é composto por três principais partes, que se integram e permitem que as funcionalidades do sistema sejam utilizadas.

A parte mais conhecida é a camada da aplicação, que funciona como a porta de entrada dos dados. É por meio dela que os colaboradores inserem os dados que o sistema utilizará nas suas operações e que, posteriormente, o gestor visualizará.

Além disso, o ERP também conta com um banco de dados, que é onde todas as informações coletadas serão armazenadas para uso na geração de insights e métricas necessárias para o negócio.

Visto que cada empresa trabalha de forma diferente e possui necessidades distintas, uma camada a mais passa a ser necessária: o framework. É por meio dela que um ERP pode ser adaptado para entregar os melhores resultados para cada tipo de negócio.

Quais são as suas vantagens?

Utilizar um ERP em nuvem traz diversas vantagens para uma empresa. Abaixo, listamos algumas das principais delas.

Mobilidade

Acessar um sistema ERP em nuvem é muito mais fácil e pode ser feito por meio de um computador de mesa, notebook ou até mesmo smartphone em qualquer lugar do mundo, graças à internet. Assim, um colaborador pode trabalhar a qualquer momento, mesmo enquanto está viajando ou em casa, por exemplo.

Segurança das informações

Ao utilizar um ERP em nuvem, é o provedor da tecnologia que fica responsável pela segurança da plataforma, não a empresa que contrata o serviço. Sabendo que bons provedores estão sempre atualizados em relação a esse aspecto, os gestores podem ter mais tranquilidade de que as informações da empresa e de clientes estarão em boas mãos.

A vantagem aqui está no fato de que, quando um colaborador não puder acessar os dados da empresa — seja por distância ou por um eventual defeito no computador —, todos os dados estarão seguros no servidor da provedora do ERP.

Controle da gestão empresarial

A disponibilidade dos dados de um ERP em nuvem também permite que os profissionais tenham um maior controle da gestão empresarial. Isso pode ser observado, por exemplo, na possibilidade de acessar relatórios, analisá-los e poder tomar decisões estratégicas em qualquer lugar, a qualquer momento.

Aumento da produtividade

Uma ferramenta com tantas possibilidades torna as tarefas muito mais ágeis e práticas, visto que diferentes setores da empresa contarão com mais integração, e velocidade no preenchimento de formulários e planilhas, comunicação, além da redução de papéis. Assim, como consequência, a produtividade e a economia tendem a aumentar.

Redução de custos

Por falar em economia, é importante observar que a redução da quantidade de documentos e relatórios físicos fará bem não apenas para o meio ambiente, mas também para as finanças da empresa, já que os gastos com papel e impressora serão reduzidos.

No caso específico da versão em nuvem do ERP, ainda haverá uma economia no custo de manutenção do sistema, já que essa tarefa fica a cargo do provedor da plataforma.

Assim, fica claro o quanto a tecnologia empresarial tem evoluído e como os negócios da nova era têm trabalhado para alcançar o topo do mercado.

Ficou alguma dúvida sobre como o ERP na nuvem funciona? Quer saber como ter essa ferramenta na sua empresa?  Então entre em contato conosco agora mesmo!