ERP na manufatura: entenda o que precisa ser controlado

ERP na manufatura: entenda o que precisa ser controlado

Os sistemas tecnológicos já fazem parte de praticamente todas as empresas. Isso se deve ao fato de a tecnologia ter muito a oferecer, como o aumento da produtividade e eficiência para os negócios. Um exemplo claro disso é o ERP na manufatura, que pode auxiliar o gestor no controle de toda a sua produção.

Neste post, vamos mostrar o que é um software de gestão e como ele funciona, ajudando sua empresa a melhorar seus resultados e se modernizar. Acompanhe o texto a seguir e confira!

ERP na manufatura

Um Enterprise Resource Planning é um sistema de gestão que visa integrar todos os processos de gerenciamento em um sistema único, condensando todos os dados para subsidiar as decisões do gestor com uma visão estratégica do negócio.

Com a alta concorrência no mercado atual, buscar pela organização e melhor aproveitamento dos recursos pode garantir um lugar de destaque entre os concorrentes, além de garantir a sobrevivência de uma manufatura.

Itens a serem controlados

Uma gama enorme de processos dentro de uma manufatura podem ser automatizados e controlados por meio de sistemas de gestão. Porém alguns demandam uma maior atenção e estão presentes na maioria das indústrias.

Gestão financeira

Ao implementar uma solução de ERP em sua manufatura é possível ter um controle muito maior sobre a gestão financeira, com a coleta de dados sobre custos e gastos.

Com um maior controle financeiro é simples observar quais áreas estão consumindo mais recursos e qual o real retorno que está ocorrendo, possibilitando uma ação de correção sobre tais problemas.

Um ERP também proporciona um controle sobre os ativos, entrada e saída de valores e contas a pagar e a receber, facilitando toda a gestão financeira da empresa.

Controle de estoque

Uma área sensível para a maioria das indústrias é o estoque. Uma má gestão desse setor pode ocasionar uma série de perdas e prejuízos por falhas humanas e falta de atenção com prazos de validade.

Um sistema de gestão diminui consideravelmente os erros decorrentes da interação humana, além de proporcionar maior agilidade na hora de cadastrar e encontrar produtos em um estoque. Isso é possível, pois ele tornar permite visualizar rapidamente produtos que devem ser repostos, a fim de evitar a paralisação das atividades.

Gestão de produção

A depender do tipo de manufatura, o sistema de produção pode ser muito complexo e acompanhar todo ociclo de vida de um produto para observar possíveis falhas não é uma tarefa simples.

Ao implementar um software de gestão, todos os dados relativos à produção serão coletados e analisados, sendo fácil e rapidamente encontrado qualquer gargalo que possa estar prejudicando a manufatura.

Após verificar e corrigir todos os pontos críticos, basta continuar monitorando constantemente os processos, de modo a manter a produtividade alcançada com as alterações e visualizar novas falhas.

O uso de um ERP na manufatura é um ponto de destaque e modernização que pode ser utilizado como peça-chave para que a empresa possa se destacar no mercado, aumentando sua eficiência e reduzindo seus gastos.

Com mais de 30 anos de experiência no mercado, a Mega Sistemas tem um extenso currículo de cases de sucesso na implantação de sistemas de gestão empresarial. Entre em contato conosco hoje e veja o que podemos fazer pela sua empresa!