ERP na manufatura: entenda o que precisa ser controlado

A tecnologia é, sem dúvida, uma grande aliada na gestão e na otimização dos processos de qualquer empresa. Para garantir o aumento da produtividade e da eficiência dos negócios, os sistemas tecnológicos já fazem parte do dia a dia de praticamente todas as empresas.

Um exemplo claro disso é o ERP na manufatura, um sistema integrado e completo que pode auxiliar o gestor no controle de toda a sua produção, garantindo maior efetividade e automação das operações, dos processos e dos equipamentos.

Neste artigo, mostraremos o que é um software de gestão e como ele funciona, para que sua empresa consiga melhorar os resultados e modernizar-se. Acompanhe o texto e confira!

Como funciona o ERP na manufatura?

O Enterprise Resource Planning (ERP), ou, em português, Planejamento dos Recursos da Empresa, é um sistema de gestão que visa a integrar todos os processos de gerenciamento em um sistema único, condensando todos os dados para subsidiar as decisões do gestor com uma visão estratégica do negócio.

Além disso, devido às demandas da indústria para manter a rotina estável e lucrativa, o sistema permite identificar falhas em operações e auxiliar gestores na tomada de decisões, por meio de dados em tempo real.

Com a alta concorrência no mercado atual, a busca pela organização e pelo melhor aproveitamento dos recursos pode garantir um lugar de destaque entre os concorrentes, além de assegurar a sobrevivência de uma manufatura no mercado.

Quais itens precisam ser controlados?

Atualmente, indústrias de todos os portes podem contar com ferramentas inteligentes que tornam a rotina menos complexa e focada na gestão da qualidade de seus produtos.

Diante disso, uma gama de processos dentro de uma manufatura pode ser automatizada e controlada por meio de sistemas de gestão, como controle de estoque, pagamento de fornecedores, gestão de projetos, gerenciamento de ativos, entre outros. Porém, alguns demandam uma maior atenção e estão presentes na maioria das indústrias.

A seguir, conheça os principais itens que precisam ser controlados!

Gestão financeira

Ao implementar uma solução de ERP em sua manufatura, é possível ter um controle muito maior sobre a gestão financeira, com a coleta de dados sobre custos e gastos. Dessa forma, com um maior controle financeiro, fica simples observar quais áreas estão consumindo mais recursos e qual o real retorno que está ocorrendo, possibilitando uma ação de correção sobre tais problemas.

Um ERP também proporciona um controle sobre os ativos, a entrada e saída de valores e as contas a pagar e a receber, o que facilita toda a gestão financeira da empresa.

Controle de estoque

Uma área sensível para a maioria das indústrias é o estoque. Uma má gestão desse setor pode ocasionar uma série de perdas e prejuízos por falhas humanas e falta de atenção com prazos de validade.

Um sistema de gestão diminui consideravelmente os erros decorrentes da interação humana, além de proporcionar maior agilidade na hora de cadastrar e encontrar produtos em um estoque. Isso é possível porque ele permite visualizar rapidamente produtos que devem ser repostos, a fim de evitar a paralisação das atividades.

Gestão de produção

A depender do tipo de manufatura, o sistema de produção pode ser muito complexo, e acompanhar todo o ciclo de vida de um produto para observar possíveis falhas não é uma tarefa simples.

Ao implementar um software de gestão, todos os dados relativos à produção serão coletados e analisados, sendo fácil e rápido encontrar qualquer gargalo que possa prejudicar a manufatura.

Após verificar e corrigir todos os pontos críticos, basta continuar monitorando constantemente os processos, de modo a manter a produtividade alcançada com as alterações e visualizar novas falhas.

Quais são os benefícios do uso do ERP na manufatura?

De modo geral, podemos dizer que um bom ERP na manufatura é responsável por simplificar processos e agilizar as operações, oferecendo o controle total sobre cada procedimento.

Ou seja, o sistema permite desenvolver um planejamento mais estratégico, agilizando o atendimento de cada pedido e possibilitando um controle de qualidade que acompanha desde a entrada de insumos até a saída da linha de produção.

Além disso, o uso do ERP oferece outros benefícios importantes para a indústria. Veja!

Otimização de processos

O sistema ERP ajuda a empresa a criar fluxos bem definidos, o que, consequentemente, facilita na otimização dos processos. Se o seu negócio sofre com tarefas onerosas, por exemplo, a ferramenta pode colaborar para automatizar e agilizar essas atividades, o que reduz processos mecânicos e burocráticos que os colaboradores precisam realizar. Assim, sua produção estará focada na qualidade do produto final. 

Além disso, o uso de um sistema de gestão permite que gestores acompanhem melhor os resultados da empresa e analisem os dados para aumentar a produtividade dos colaboradores, tornando o fluxo de trabalho mais ágil, prático e eficiente.

Agilidade

A rapidez das atividades é um reflexo de um bom gerenciamento da manufatura. E, nesse caso, o sistema ERP permite automatizar os fluxos operacionais da sua empresa, eliminar interfaces manuais e, assim, reduzir o tempo de resposta, gerando maior competitividade no segmento. Dessa forma, os processos internos da sua empresa passam a ser mais dinâmicos e ágeis, trazendo velocidade para o dia a dia.

Com isso, a equipe também fica por dentro de tudo que acontece na empresa e passa a observar de perto os possíveis gargalos, que podem render planos de ação para aumentar ainda mais a produtividade. 

Redução de custos

Com um sistema ERP de manufatura, fica fácil reduzir os custos e melhorar as finanças do negócio. Afinal, a tecnologia consegue mapear os processos e apresentar informações relevantes que podem contribuir para a sua gestão. 

Além disso, o ERP reduz riscos e retrabalhos, que impactam significativamente nos custos do negócio, permitindo identificar tais falhas por meio de uma interface simples, assim como evitar problemas na comunicação da equipe, contribuindo para que falhas não ocorram.

Qualidade

Com uma solução ERP, é possível obter qualidade na produção, otimizando o produto final, as entregas e a satisfação do cliente. Afinal, integrar agilidade com a utilização adequada de matérias-primas só poderia ter como resultado uma boa qualidade dos produtos. Além disso, o ERP garante maior relevância nos dados gerados, oferecendo maior qualidade para que todos os setores possam acessar informações únicas e que não levem a decisões equivocadas.

Como ele pode ser usado de forma eficiente?

Mesmo em pequenos negócios, é possível perder-se em meio a tantas informações. E, se tudo for realizado manualmente, isso pode acabar se tornando um sério problema. Para evitar esse tipo de situação, o sistema ERP foi desenvolvido. 

Portanto, para utilizá-lo de forma eficiente, o ideal é planejar a implementação do sistema na empresa, para que a equipe esteja ciente da transição que ocorrerá. Determine seus objetivos e estabeleça métricas de uso do software. Ao implementar, realize o acompanhamento periódico desses mecanismos.

Quando implementados e usados de forma eficiente, os ERPs são extremamente úteis para as companhias, garantindo diversos benefícios, como já citamos anteriormente. Portanto, se fizer uma transição bem planejada, você verá sua empresa aumentar a produtividade e a rentabilidade.

Como fazer uma escolha adequada do sistema?

A escolha do sistema ERP para a indústria não é tão simples nem deve ser tratada como um produto que você pega na prateleira do supermercado e instala nos computadores da sua empresa.

Existem diversos sistemas disponíveis no mercado, porém o ideal é optar por aquele que atende às necessidades e ao planejamento da fábrica. Busque um ERP de manufatura robusto e que esteja pronto para lhe auxiliar em cada etapa industrial.

Além de procurar por funcionalidades importantes e integração de uma boa ferramenta, opte também por uma que seja escalável e que, de preferência, seja especializado em sua área de atuação, aumentando o número de benefícios. Após reunir todas essas informações, tome a decisão de maneira consciente.

Como realizar a implementação do ERP?

Depois de escolher o modelo e o fornecedor do ERP, chegou a hora de implementar o sistema na sua fábrica. Isto é, aplicar os conceitos de gestão, aliados ao software, no dia a dia das operações da fábrica, para que seja possível extrair um maior desempenho e mensurar o crescimento do seu negócio.

Lembre-se de que a fase da implementação não acontecerá da noite para o dia, afinal cada indústria tem suas particularidades e precisa adaptar-se às novas culturas e ferramentas. Por isso, é importante que sua equipe esteja comprometida e trabalhe em conjunto com um profissional capacitado que ajude a implantar o novo processo na sua fábrica.

De forma resumida, você deve seguir o seguinte passo a passo para a implantação do sistema na sua fábrica:

- conheça as necessidades da empresa e as funcionalidades necessárias;

- escolha qual o modelo de software que atenderá ao seu negócio;

- converse com seus colaboradores e implemente cultura na empresa;

- planeje a implementação do sistema ERP e realize o mapeamento dos processos;

- acompanhe a implementação de perto;

- contrate um profissional e invista no treinamento da equipe;

- registre e documente o processo;

- realize testes com o sistema escolhido;

- acompanhe o uso do ERP após a implementação;

- realize um feedback dentro da empresa.

Esses são alguns dos principais cuidados que devem ser levados em consideração ao implementar um ERP e garantir a sua utilização de forma eficiente. Lembre-se de que o processo deve ser encarado como uma mudança cultural na empresa e todos devem estar envolvidos, não só a alta gestão. 

O uso de um ERP na manufatura é um ponto de destaque e modernização que pode ser utilizado como peça-chave para que a empresa se destaque no mercado, aumentando sua eficiência e reduzindo seus gastos.

Com mais de 30 anos de experiência no mercado, a Senior Mega tem um extenso currículo de cases de sucesso na implantação de sistemas de gestão empresarial. Entre em contato conosco hoje e conheça nossa solução!