Existem diversos mitos sobre o ERP e boa parte deles surgiram pela falta de conhecimento de alguns gestores, ou por implantações frustrantes por conta de um mau planejamento.
Desde sua origem, o ser humano busca a forma mais eficiente e dinâmica de realizar suas atividades. Numa era em que tudo é digital, é natural que os processos sejam mais automatizados e também que alguns gestores desenvolvam alguma aversão a essa evolução.
Nos negócios, isso pode se traduzir em prejuízo ou lucro. Isso porque, assim como no dia a dia das pessoas, quem não utiliza tecnologia e a ciência da informação a seu favor, fica pra trás. Aí entra a importância de implementar softwares de ERP.
Nesse artigo, vamos abordar os principais mitos sobre o uso desses softwares que você deve abandonar imediatamente. Confira!
Para que serve um software de ERP?
Mesmo que os sistemas ERP já sejam utilizados amplamente por várias organizações, algumas pessoas ainda têm certas dúvidas sobre o conceito desses sistemas.
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que em uma tradução literal seria algo como "Planejamento dos recursos da empresa", ou seja, um programa de computador desenvolvido para dar total suporte no gerenciamento de diversos setores e recursos de uma organização.
A função do ERP é ser uma plataforma de centralização da gestão empresarial de todas as informações acerca da empresa em um só local, trazendo praticidade e agilidade ao gerenciamento.
Esse tipo de sistema é desenvolvido para automatizar processos burocráticos com relação à gestão de uma empresa, independentemente do ramo de atuação que ela se encontra, permitindo o compartilhamento de dados entre todos os setores.
Essa integração de dados torna a análise muito mais simples, melhora a forma como a comunicação é realizada, evita erros e falhas e otimiza o processo de tomada de decisões, uma vez que o gestor tem acesso a todas as informações de forma centralizada.
Quais as funções de um ERP
Um ERP é uma ferramenta complexa e como existem diversos fornecedores no mercado, será comum encontrar diferenças entre as soluções, porém, algumas funcionalidades são mais comuns e importantes em um sistema de gestão como esse. Entre elas podemos dar destaque a:
-
geração de notas fiscais - a automatização da emissão de NF e NF-e reduz erros e minimiza o tempo gasto pelo financeiro;
-
controle de estoque - um módulo completo para controlar entradas e saídas de materiais, prazos de validade e logística;
-
controle financeiro - uma visão geral de contas a pagar e receber e fluxo de caixa da empresa;
-
CRM - controle de relacionamento com clientes;
-
business inteligence - análise de dados e emissão de relatórios.
Quais os mitos sobre o ERP
Agora que você já sabe para que serve um software de ERP, veja quais são os principais mitos sobre ele:
1 - Minha empresa não precisa disso
Não é nada incomum empresários e gestores, de empresas de todos os tamanhos, acharem que não precisam de um software de ERP, seja por ressalva à adaptação com uma nova ferramenta, ou por achar que realmente já tem tudo sob controle.
Esse acaba sendo um dos mitos mais presentes no imaginário das pessoas do mundo dos negócios — e talvez, por isso, seja o mais prejudicial ao desenvolvimento de uma empresa.
Independentemente do tamanho do seu negócio, ele tem vários aspectos a serem gerenciados, desde a produção até a contabilidade. Ter o controle das informações de todos esses processos e gerenciá-los com eficiência é importantíssimo para o sucesso.
Mesmo que sua empresa seja realmente organizada e sua gestão consiga gerar ótimos resultados, a capacidade de sua organização pode ser muito melhor ao fazer uso de um ERP.
2 - Esse sistema não atende às necessidades da minha empresa
A maioria das pessoas não sabe que softwares de ERP podem se adaptar para diversos segmentos de mercado, mesmo os mais específicos — a solução é ter a ferramenta certa.
Ferramentas de ERP são, em sua grande maioria, genéricas a princípio, ou seja, se encaixam para qualquer tipo de negócio, podendo ser modeladas de acordo com sua necessidade.
Se a sua empresa terceiriza alguma tipo de serviço ou fornecimento, o software de ERP pode abrir mão de um módulo específico para esse setor, adaptando essa função à área de contratos por exemplo.
Uma boa empresa de software vai oferecer ferramentas ideais para qualquer negócio, seja uma livraria ou uma grande editora, um armazém ou uma construtora.
A personalização é uma das grandes vantagens do ERP, que pode ser modelado de acordo com as suas necessidades e se adaptar ao seu negócio.
3 - Implantar software de ERP é caro
De acordo com o senso comum de empresários, usar softwares de gestão de recursos em empresas é caro demais. E esse é mais um dos mitos que povoa o imaginário dos gestores!
O que a maioria deles não considera é o ROI (Retorno sobre investimento) de contratar esse tipo de sistema, um ponto de suma importância na hora de fazer qualquer tipo de investimento.
Implantando um software de ERP adequadamente, a tendência é que a própria ferramenta “se pague”, ou seja, trará um retorno tão bom que vai cobrir o investimento aplicado e ainda mais: gerar lucro.
Estamos na era da computação em nuvem e boa parte das ferramentas hoje podem ser contratadas nesse modelo, deixando de exigir uma infraestrutura interna ao mesmo tempo em que reduz custos e traz mobilidade à gestão.
4 - Só implantar o sistema resolve todos os problemas
Vimos aqui que um software de ERP pode trazer muitos benefícios para seu negócio. Mas só implantar o sistema não vai resolver tudo em um passe de mágica.
É preciso, após a implantação, realizar ajustes, adaptações e modificações condizentes com a realidade da empresa, com a finalidade de tornar esse sistema mais eficiente e intuitivo o possível para gestores e funcionários.
Além disso, é importante que a fornecedora do software ofereça treinamento adequado à equipe da empresa, demonstrando todas as ferramentas, possibilidades e, claro, ensinando a usar. Afinal, você pode ter a melhor ferramenta do mundo: mas ela vai ser inútil se você não souber como usá-la.
Agora que você já conhece os principais mitos sobre o ERP e sua implementação nas empresas, que tal conhecer um pouco mais sobre eles?
Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas. Estamos dispostos a esclarecer qualquer dúvida sobre o assunto!