Promover a fidelização do cliente não costuma ser uma tarefa tão simples. Afinal, para que alguém volte a consumir um produto ou contratar um serviço, é necessário ter sido conquistado pela marca.
E a atual conjuntura econômica tem afetado muito os hábitos de consumo das pessoas. Não é à toa que é cada vez mais urgente a necessidade das empresas criarem estratégias de relacionamento para atrair e reter consumidores.
Ou seja, em um momento de competitividade acirrada, fidelizar os clientes é essencial para o sucesso. Afinal, não é novidade pra ninguém que "custa" muito menos manter um cliente do que atrair e encantar um novo.
Nesse momento, a tecnologia se mostra como uma grande ferramenta do gestor na missão de promover a fidelização de clientes. Saiba mais!
Implementação de um ERP
Quando a empresa adota um ERP, investe na integração dos setores, gerando confiabilidade e uma melhor fluidez no compartilhamento das informações.
E, mais do que isso, uma solução de ERP (Enterprise Resource Planning) promove o levantamento de informações concretas sobre o perfil e o comportamento dos clientes. Com esses dados em mãos, a empresa é capaz de se antecipar a tendências, tomando decisões mais acertadas e, assim, ultrapassando a concorrência.
Uso de soluções de CRM
O CRM (Customer Relationship Management), ou software de gerenciamento de relacionamento com o cliente, viabiliza que a organização desenvolva uma relação de maior proximidade com o consumidor.
Afinal, essas ferramentas promovem o mapeamento do cliente de maneira inteligente, viabilizando que estratégias de marketing sejam aplicadas para oferecer soluções propícias à aceitação dos consumidores.
Por exemplo, se uma determinada pessoa efetuou a compra de uma bicicleta, muito provavelmente poderá sentir falta de acessórios e itens de manutenção, tais como: bomba de ar, capacete, squeeze, entre outros.
Ou seja, a inteligência dos softwares de CRM oferece às campanhas uma maior assertividade, gerando maior conversão e, ao mesmo tempo, promovendo a redução de custos.
O Big data na fidelização de clientes
Entre as inúmeras vantagens que as soluções de Big Data oferecem, podem ser destacadas as análises realizadas em grande volume e rapidamente, categorizando diferentes perfis de compradores, oferecendo, assim, insights mais completos e inteligentes.
Com base nessas categorias de cliente, os profissionais de publicidade podem estruturar programas de fidelidade para alcançar o tipo de comportamento desejado, seja aumentar o volume de venda por cliente, melhorar a aceitação dos produtos geograficamente, ou atrair um certo segmento, por exemplo.
Os canais de comunicação na fidelização de clientes
Não há como negar, o avanço tecnológico tornou tudo mais veloz, o que, consequentemente, tem feito com que as pessoas se habituem a um atendimento mais ágil.
Esperar horas por um atendimento, ou mesmo pouco mais que 5 minutos já é motivo de desgosto e frustração por parte da maioria dos consumidores.
Isto é, não importa se o motivo do contato é dirimir uma dúvida ou fazer uma reclamação, todos desejam um atendimento de qualidade, com agilidade e competência dos atendentes.
Por isso, as empresas devem investir em diferentes canais de comunicação, compatíveis com o público atendido e que prestem as devidas tratativas, seja por meio de chats, redes sociais ou mesmo por WhatsApp.
Inovação dos processos
Quando a empresa investe em inovação, fica perceptível a sua preocupação em melhorar continuamente e atender a demanda do seu público.
Afinal, sendo cada vez mais exigentes, os clientes estão sempre em busca de tendências, soluções inovadoras e novidades que possam agregar de alguma forma o seu dia a dia.
Com base nessa premissa, a inovação dos processos, promovida por meio da adoção de ferramentas, aplicação de novas técnicas e do uso da tecnologia em geral, proporciona o reconhecimento da marca e sua maior credibilidade.
Agora que já sabe como a tecnologia pode ser decisiva para a promoção da fidelização de clientes, que tal compartilhar este post nas redes sociais? Assim você contribui para que outras pessoas entendam a real importância da fidelização de clientes!