Entenda como processos Lean vão melhorar sua gestão de matéria-prima!

Entenda como processos Lean vão melhorar sua gestão de matéria-prima!

O desperdício de matéria-prima é um dos principais desafios para qualquer indústria. Se você trabalha no setor, deve investir muito tempo e recursos financeiros para tentar reduzir esse tipo de situação, não é verdade? Pois saiba que há boas soluções e práticas que vão ajudar você na gestão de matéria-prima.

A principal estratégia são os processos Lean. Eles contribuem para deixar sua gestão mais eficiente e a reduzir o desperdício. Gostou do tema? Então, não deixe de ler este artigo. Boa leitura!

Por que a gestão de matéria-prima é tão importante?

Gerenciar a matéria-prima tornou-se prioridade em várias empresas. Não à toa. Desperdiçar significa perda de competitividade e dinheiro. Destacamos alguns impactos negativos do desperdício nas organizações:

·         aumento de custo. Desperdiçar matéria-prima significa, literalmente, jogar dinheiro fora. Se você não usa algo que comprou, é porque gastou à toa;

·         sobrecarga do estoque. Quando uma empresa compra mais matéria-prima do que usa, acaba sobrecarregando a estrutura de estoque;

·         desperdício de horas de trabalho. Sua empresa precisa colocar funcionários à disposição para comprar, gerenciar e descartar matéria-prima que você nunca vai usar.

O que é lean manufacturing?

O conceito de lean manufacturing nasceu no Japão com o objetivo de reduzir e eliminar sete desperdícios comuns nas indústrias. São eles: superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.

A partir do princípio de "lean", os gestores desenvolveram algumas ferramentas para ajudar a colocar o conceito em prática. Leia abaixo:

·         Kaizen: ferramenta voltada para processos contínuos;

·         Kanban: voltado para controle de fluxos de produção ou transportes;

·         Poka-Yoke: dispositivo que visa evitar erros na fabricação e utilização de produtos.

Em conjunto, essas ferramentas lean ajudam a reduzir (e muito) o desperdício nas empresas.

Como aplicar o lean no dia a dia

O conceito e as ferramentas lean inovaram ações e rotinas dentro das empresas. Abaixo, destacamos algumas das melhores práticas dentro dessa estratégia. Confira!

Estude e mensure a linha de produção

Analise bem a sua linha de produção e veja como a matéria-prima está sendo utilizada. Destaque e mensure quais elementos são mais relevantes, quais são desperdiçados e anote a periodicidade e quantidade das compras.

Com esses dados, você saberá os principais gargalos e os pontos em que a compra de matéria-prima diverge do que é realmente necessário.

Invista em tecnologia

A tecnologia é aliada na gestão de matéria-prima. Integrar um ERP, por exemplo, ajuda você a manter o controle e monitoramento sobre tudo o que é feito internamente. Desde a compra de matéria-prima, à utilização dela e as reais necessidades de compra. Manter um ERP é fundamental para reduzir o desperdício.

Melhore as condições de armazenamento

Boa parte do desperdício ocorre por erros de armazenamento. Imagine, por exemplo, um supermercado em que o frigorífico não mantém a temperatura constante. Isso leva ao descarte de carnes antes do prazo previsto.

Para reduzir o desperdício, bastaria corrigir a falha técnica. Portanto, reveja os procedimentos técnicos e as condições de armazenamento na sua empresa.

Faça um inventário do estoque

Muitas empresas mantêm estoques lotados de materiais, mas não sabem exatamente o que estão guardando. Evite essa cultura e faça inventários periódicos. Dessa forma, você saberá o que está armazenado. Se encontrar algo desnecessário, investigue porque o produto foi comprado e procure não adquiri-lo novamente.

Mude a cultura do desperdício

É comum que a indústria mantenha internamente a cultura do desperdício. Isso ocorre quando funcionários utilizam mais matéria-prima do que o necessário para manter o funcionamento da organização.

O desperdício pode ocorrer desde o uso excessivo de água, de energia elétrica ou até mesmo de materiais essenciais para a produção. Para alterar a cultura, ofereça workshops, palestras e amplie a comunicação sobre as metodologias e conceitos lean.

Aprimore o atendimento ao cliente

Erros na gestão costumam ocorrer quando a empresa não entende o que o cliente quer. Para corrigir o erro, aprimore o processo de atendimento ao cliente, faça briefings mais específicos e crie um processo de checagem dos pedidos.

A gestão de matéria-prima é fundamental para o sucesso da sua empresa. A tecnologia e as práticas de lean podem ajudar você nessa missão. Se você gostou deste texto leia também nosso artigo sobre a união entre tecnologia e manufatura!