Entenda agora a importância da fruticultura no agronegócio!

Por ser um país tropical, o Brasil é conhecido por produzir uma enorme variedade de frutas. Perdendo apenas para Índia e China no ranking mundial, a produção ocorre em todo o território, sendo que ocorrem algumas especificidades a depender da região. No caso das frutas de clima temperado e subtropical, elas costumam ser cultivadas nas regiões Sul e Sudeste. Já o Norte e Nordeste se especializam na produção de frutas de clima tropical.

Dado o contexto, a fruticultura no agronegócio é uma preocupação não só dos produtores, mas também, do governo federal, que busca somar esforços junto à iniciativa privada para estimular o setor, no sentido de criar empregos diretos e indiretos. Vale salientar que o uso da tecnologia no campo é de grande importância, aumentando a competitividade da fruticultura, reduzindo custos de produção e elevando a qualidade do produto final.

Para saber mais sobre a importância e os desafios da fruticultura no agronegócio, bem como as vantagens do uso da tecnologia, continue a leitura do nosso artigo!

Qual a importância da fruticultura no agronegócio?

O agronegócio foi um dos setores que não deixou de empregar, mesmo durante o cenário de pandemia. A grande extensão de terras para o cultivo de frutas no Brasil é, portanto, uma excelente fonte de empregos. Consequentemente, um fator que aquece a economia, o que é tão importante dentro da situação atual vivida em todo o mundo.

A fruticultura também gera divisas, principalmente, com as exportações de sucos e frutas frescas e secas, tendo como os principais consumidores internacionais das nossas frutas são a União Europeia e os Estados Unidos.

De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a produção brasileira de frutas ultrapassa as 41 milhões de toneladas e em 2021, a atividade frutícola empregou 193,9 mil trabalhadores formais, um aumento de 9% em relação ao ano de 2020.

Quais os principais desafios enfrentados pela fruticultura?

Mesmo o Brasil sendo um país que produz uma grande variedade de frutas em todo o seu território, vale destacar alguns entraves que impedem o melhor desempenho do setor. Um deles já foi rapidamente introduzido no tópico anterior, que é a necessidade de criar novos mercados consumidores.

Além da União Europeia e dos Estados Unidos, pretende-se também expandir as exportações ao continente asiático, visto que ele será, no futuro, um grande consumidor de frutas. Outros desafios importantes que podemos citar são:

• otimização de processos, de modo a entregar produtos de maior qualidade;

• maior necessidade de profissionalização;

• barreiras tarifárias e fitossanitárias por parte dos mercados importadores;

• ampliação da infraestrutura de transporte;

• melhor análise dos defensivos agrícolas presentes nas frutas.

Como é possível superar esses desafios?

Um dos fatores que podem contribuir na hora de superar os desafios citados é a coordenação de esforços entre os produtores e o governo. Dessa forma, novas políticas e estratégias podem ser implementadas, no sentido de estimular não só o consumo externo, como também, o externo.

O investimento maciço no setor fará com que a cadeia produtiva se modernize, de modo a entregar um produto final que tenha qualidade e um preço competitivo para concorrer com outros países.

Como a tecnologia pode ajudar na otimização da fruticultura?

A transformação digital adentrou nos mais variados setores da economia, inclusive, na fruticultura. Com isso, as soluções empregadas no setor são responsáveis por diversas melhorias, sendo que uma delas é o melhor controle de pragas. O ERP no agronegócio é uma solução tecnológica que pode beneficiar bastante, propiciando benefícios como:

• automatização de processos;

• redução de custos;

• maior produtividade;

• melhor gestão da qualidade.

A fruticultura no agronegócio é um mercado que ainda pode se desenvolver bastante no Brasil. Com investimento em tecnologia, é possível explorar novos mercados externos e internos, uma vez que a cadeia produtiva otimizada contribui com o aumento na qualidade do produto final e, consequentemente, da competitividade perante outros países.

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