A evolução tecnológica, as oscilações da economia, a expansão da oferta de crédito e o surgimento de novos mercados são fatores que têm contribuído significativamente com o aumento da competitividade das empresas.
Para se manter em constante evolução, as organizações precisam exercer um gerenciamento adequado de recursos, de informações e processos. E é para viabilizar que isso aconteça que servem os sistemas de ERP (Enterprise Resource Planning).
Neste post, portanto, vamos desmistificar o universo da inteligência de mercado e mostrar o porquê de soluções como o ERP podem fazer toda a diferença para o sucesso de um negócio. Acompanhe os tópicos seguintes e saiba mais!
O que é um ERP?
Considere, por exemplo, uma empresa que possui vários sistemas, para gerenciar o departamento de recursos humanos, outro para lidar com a área de vendas, um para gerir os tributos, outro para atuar com as operações, mais um para analisar metas e desempenho, e assim por diante.
Em vez de utilizar várias plataformas isoladas, uma para cada demanda da empresa, o mais eficiente é contar com uma software que promova a integração entre elas, de maneira que todas as áreas façam parte de uma mesma estrutura.
E é exatamente isso que uma solução de ERP propõe, servir como um software que concentra toda a gestão da empresa, promovendo uma análise de dados eficiente e a inteligência de negócios adequada.
Vantagens dos sistemas de análise de dados
Implementar um sistema de análise de dados, sobretudo, um ERP, é considerado como um dos maiores investimentos que uma empresa pode realizar para automatizar suas operações e integrar as informações.
É quase impossível listar todas as vantagens que essa ferramenta fornece, mas, em geral, os sistemas de ERP são capazes de:
- auxiliar na comunicação interna;
- acelerar a realização de processos internos;
- reduzir o número de processos internos;
- eliminar erros (valores de impostos e pagamentos, por exemplo);
- auxiliar na tomada de decisão;
- auxiliar no desenvolvimento de estratégias;
- facilitar a obtenção de informações de diferentes cenários;
- reduzir a espera pela entrega do produto ou serviço ao cliente;
- ajudar nos trabalhos com grandes volumes de dados;
- diminuir o retrabalho;
- ajudar a organização a se adaptar às variações do mercado e mudanças na legislação.
Retorno sobre Investimento
O ROI (Return on Investment) serve para determinar a relação entre o valor investido — nesse caso, em um software ERP — e o retorno financeiro obtido com este. Em síntese, com o ROI é possível saber se a implementação da solução de análise de dados foi capaz de gerar aquilo que se almejava.
Contudo, essa é uma aferição não muito objetiva, pois se baseia em valores determinados por estimativas. A organização deve levar em consideração diferentes fatores para realizar a avaliação mais adequada, e um deles é o fator tempo.
Por exemplo, em alguns casos, o ERP pode levar meses para que o processo de implementação seja totalmente concluído. Agregadas aos gastos dessa fase estão as despesas referentes à manutenção, suporte, treinamento, entre outros.
Por esse motivo, esperar que o ROI ocorra dentro de um intervalo muito curto de tempo é, muitas vezes, uma expectativa que não condiz com a realidade. O mais comum é que os benefícios da utilização (que recompensam todos gastos envolvidos) apareçam somente após um período maior de uso.
Agora que você já sabe da importância da análise de dados, entre em contato conosco! Certamente temos a solução ideal para as suas demandas!