Agregar valor ao que se produz, muitas vezes, não é tarefa fácil. Mas isso é essencial para gerar um diferencial competitivo, alcançando, assim, o sucesso e o crescimento nas vendas dos produtos.
E isso é ainda mais urgente quando se enfrenta a concorrência com organizações que comercializam produtos iguais ou muito similares com aqueles vendidos pela própria empresa.
É claro, a ideia é aumentar o preço da mercadoria por agregar valor, mas sem que o comprador avalie o produto como algo caro. Para tanto, acompanhe os tópicos seguintes e saiba como agregar valor na produção manufatureira de modo a gerar um diferencial competitivo ao seu negócio!
Invista em um atendimento ao cliente diferenciado
A empresa deve mover esforços e não somente atender às necessidades dos clientes, mas sim em ultrapassar as suas expectativas. Ou seja, o fator-chave para promover a retenção de clientes é investir na sua satisfação.
Afinal, um cliente altamente satisfeito:
- se mantém fiel por mais tempo;
- consume mais à medida que a empresa coloca novos produtos no mercado ou aperfeiçoa produtos existentes;
- serve como ferramenta de marketing junto aos amigos e parentes;
- é menos sensível ao preço oferecido pelos concorrentes;
- interage com ideias sobre produtos ou serviços;
- não custa tanto quanto os novos clientes, já que as transações são rotinizadas.
Analise o comportamento e preveja a demanda
Dada a capacidade de coleta, armazenamento e tratamento de informação cada vez maior que a tecnologia oferece, a análise de dados em prol do desenvolvimento de produtos de maior agregado não deve ser ignorada.
Para tanto, o empreendedor deve ter plena consciência das demandas que seus produtos anseiam resolver.
Ou seja, é preciso que se tenha noção de quem é afetado pelo produto fornecido, qual o tamanho do mercado, quais são as soluções que já são oferecidas por outras organizações e, principalmente, como melhorar a experiência do cliente
Use a tecnologia para criação de uma melhor mercadoria
Atualmente, são diversas as soluções que ajudam na geração de um diferencial competitivo por meio de ferramentas produtivas potencializam o crescimento, e aumentam o bem-estar das pessoas.
São ferramentas que viabilizam uma comunicação mais sofisticadas, produtos de maior valor agregado, um transporte mais eficiente, procedimentos médicos inovadores, enfim, uma experiência melhor aos clientes.
Se tratando da manufatura, por exemplo, a utilização de máquinas-ferramenta, quer dizer, equipamentos movidos a energia e sistemas que realizam operações específicas para gerar bens duráveis e seus componentes podem se revelar como um importante diferencial competitivo.
Seja o primeiro a oferecer uma solução
Uma organização deixa de ter concorrentes diretos quando é a primeira a resolver uma demanda. Isso é possível, normalmente, quando o problema não existia até pouco tempo.
Ou seja, as empresas que tomam a iniciativa frente a um problema novo que se impõe têm a oportunidade de tomar a dianteira no mercado, produzindo com grande volume, oferecendo preços mais atrativos e conquistando um grande número de clientes que o mercado fique saturado.
Desenvolva uma identidade única
Ainda que se tenha um ótimo produto, se todos também têm, isso não se mostra um diferencial competitivo, na verdade, não há nenhum diferencial. Todavia, se, por exemplo, a empresa telefona ou envia um e-mail ao cliente perguntando sobre sua experiência com o produto e o concorrente não faz isso, esse sim se mostra um diferencial competitivo.
Agora que já sabe como despontar frente a concorrência criando um diferencial competitivo, que tal nos seguir nas redes sociais (Twitter, Facebook, Youtube, LinkedIn e Google+)? Assim você se mantém atualizado com os nossos conteúdos!?