Desperdício na construção civil: 4 estratégias para reduzir

Desperdício na construção civil: 4 estratégias para reduzir

Imagine que, ao planejar uma obra, você possa garantir economia de recursos e colaborar para melhor preservação do meio ambiente. É um cenário perfeito, certo? Saiba que o desperdício na construção civil é uma realidade que afeta praticamente a todos os empreendimentos.

A perda de materiais de construção e insumos gera uma série de impactos para a construtora, como o aumento do custo total da obra, e também para o meio ambiente, com o descarte de grande quantidade de matéria-prima que poderia ter sido usada em outro empreendimento. Há, ainda, o risco do descarte inadequado, o que pode agravar essa situação.

No post de hoje, vamos mostrar algumas estratégias que podem ser utilizadas para reduzir o desperdício na construção civil. Confira!

1. Adote conceitos de reciclagem

A reciclagem de materiais pode ser adotada de várias maneiras em uma obra, independentemente se ela se trata de uma reforma em um apartamento ou a construção de um grande empreendimento. Restos de entulho ou mesmo tijolos que não foram utilizados podem ser triturados.

Esse material tem uso em outras obras coordenadas pela construtora e podem ser utilizadas para produção de bases rodoviárias. Barras de ferro e outros metais, mesmo enferrujados, também podem ser derretidos e usados para outras finalidades.

2. Treine a equipe para evitar o desperdício na construção civil

A redução do uso de materiais, a destinação correta e a reciclagem devem ser valores da construtora, seus funcionários e até mesmo do cliente que contratou os serviços. Quando toda a cadeia da construção passa a entender esses conceitos e se torna responsável por evitar o desperdício na construção civil, fica mais fácil de atingir os resultados esperados.

Reserve uma parte do tempo de construção do empreendimento, quando todos os funcionários estão no canteiro de obras, para capacitar os trabalhadores e promover programas de treinamento.

3. Invista em processos de armazenagem e transporte adequados

Uma boa parte do desperdício de materiais e insumos da construção civil é causada por quebras de peças, seja de alvenaria, cerâmicas ou outros acabamentos. Como esses materiais são comumente vendidos em caixas com quantidades maiores, muitas vezes é necessário comprar uma grande quantidade de material para suprir as peças que quebraram.

Uma alternativa a isso é pensar na questão da logística e investir em processos de armazenagem e de transporte de materiais para diminuir o número de quebras de peças e, dessa forma, reduzir o desperdício.

4. Use a tecnologia para controlar a entrada e saída de materiais

Quanto maior for o controle que você tem da construção do empreendimento, maior a chance de evitar o desperdício e gerenciar melhor seus insumos e materiais. Nesse contexto, a tecnologia pode ser de uma ajuda valiosa.

Alguns softwares chamados de Sistemas de Gestão Empresarial voltados para a área da construção civil podem ajudá-lo bastante.

Com o uso dessas ferramentas no canteiro de obras, você consegue acompanhar com grande precisão alguns aspectos cruciais de uma obra, como o cronograma de andamento da construção, o controle de horários e presença de funcionários, organização financeira, entre outros.

No caso da redução do desperdício na construção civil, a tecnologia pode ajudar com o monitoramento da entrada e saída de materiais. Dessa forma, o gestor consegue saber, com menor possibilidade de erros, qual o volume de material que será necessário adquirir e evitar sobras.

Gostou das dicas sobre como evitar o desperdício na construção civil? Siga nossos perfis nas redes sociais para continuar acompanhando outras novidades sobre o setor. Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn!