Descubra os 5 melhores cursos de cloud computing do mercado

A cloud computing, uma das maiores tendências tecnológicas dos últimos e dos próximos anos, impacta o mercado de trabalho em Tecnologia da Informação em duas frentes. Com isso, acaba existindo uma grande demanda para cursos de cloud computing.

Por um lado, estima-se que empresas terceirizadas sejam cada vez mais contratadas para gerenciar os recursos das organizações. Isso deve resultar na diminuição de funcionários de TI nas empresas contratantes desse tipo de serviço.

Por outro lado, esse cenário deve gerar o aumento de oportunidades para profissionais especializados em cloud computing nas empresas prestadoras de serviço. Além disso, é preciso lembrar que a cloud computing tem diversos conceitos, tecnologias e metodologias e pode ser aplicada em diferentes áreas.

Dessa forma, para se preparar para as mudanças e aproveitar as oportunidades, os profissionais de TI precisam se capacitar. Pensando nisso, listamos a seguir 5 cursos de cloud computing que você precisa conhecer. Não perca!

1. Google Cloud Training

Google Cloud Training é um programa de uma das maiores empresas de internet do mundo. Ele reúne cursos e treinamentos presenciais e online sobre cloud computing.

Diferentes certificações e áreas de especialização estão disponíveis: infraestrutura em nuvem, machine learning, desenvolvimento de aplicativos, administração do Google G Suite e Google Cloud Platform são alguns dos temas oferecidos.

2. Fundamentos de Computação em Nuvem

O curso de Fundamentos de Computação em Nuvem da Microsoft apresenta os conceitos básicos de cloud computing e do Microsoft Azure, plataforma de computação em nuvem da empresa. Um dos benefícios desse curso é que não há pré-requisitos para participar.

No primeiro módulo, é possível conhecer os fundamentos da cloud computing. Em seguida, são apresentados os principais serviços e recursos básicos oferecidos pelo Microsoft Azure. É um curso interessante para quem deseja conhecer a plataforma.

3. Cloud Computing Mega Universidade

No curso de Cloud Computing da Mega Universidade, é possível aprender os diferentes conceitos e as tecnologias da cloud computing. Alguns dos assuntos abordados no programa são os tipos de serviço de nuvem e de implantação e a segurança da informação na nuvem.

O curso é ofertado pela Mega Sistemas, empresa que desde 1985 oferece tecnologia de gestão empresarial a organizações de diferentes setores. Além de apresentar conceitos de cloud computing, o curso mostra como a tecnologia tem sido utilizada pelos clientes da Mega Sistemas.

4. Amazon Web Services (AWS)

programa de treinamento da Amazon conta com opções de capacitação presencial e online, gratuitas e pagas. São quatro roteiros de aprendizado: tomada de decisão na estratégia em nuvem, arquitetura e desenvolvimento de aplicações e sistemas na AWS e implantações automáticas, redes e sistemas na plataforma da AWS.

5. Cloud

portal de treinamentos da IBM tem uma categoria destinada à cloud computing. Os temas vão desde o desenvolvimento de sistemas até a instalação e configuração de aplicações em nuvem. Todas as aulas estão em inglês.

Neste post, falamos sobre como a cloud computing está revolucionando o mercado de trabalho em Tecnologia da Informação e como os profissionais da área precisam se preparar para as mudanças. Os cursos de cloud computing que apresentamos são oportunidades tanto de ingressar quanto de se aprimorar nessa área.

Gostou do post? Então assine nossa newsletter e receba mais dicas imperdíveis como essas diretamente no seu e-mail!