Descubra o futuro com o BIM 5D!

Descubra o futuro com o BIM 5D!

Os softwares BIM 5D são uma evolução tecnológica na construção civil e surgiram para facilitar a gestão de obras como um todo, mas nem todas as construtoras conhecem todos os seus benefícios.

O processo construtivo conta com uma infinidade de variáveis a serem controladas e isso pode exigir uma grande mão de obra para garantir que cada projeto tenha sucesso.

Os softwares BIM surgiram para facilitar todo esse processo e evitar erros ao mesmo tempo em que permite utilizar a fonte de conhecimento anterior da própria construtora. Confira mais sobre o assunto a seguir.

O que é o BIM

O Building Information Modeling é um sistema informatizado que permite a digitalização de informações gráficas e não gráficas de um projeto de construção.

É um modelo virtual que não mantém dados apenas visuais acerca de um projeto, mas também várias outras informações relevantes acerca de sua construção, sendo que o nível de maturidade do modelo é baseado de acordo com os dados salvos.

O que é o modelo BIM 5D

A maturidade BIM 5D é um modelo de informação que é capaz de armazenar uma série de dados relevantes do projeto, inclusive seus custos, o objetivo principal desse modelo.

As informações inseridas no modelo podem levar em conta gastos com aquisição e instalação de componentes, custos de renovação de contratos, de operação, entre outros.

Ou seja, dentro do BIM 5D, além das informações visuais do modelo também constarão o estudo orçamentário detalhado da obra, facilitando o controle de custos por parte da construtora.

Quais as suas vantagens

Para demonstrar as vantagens do BIM 5D, vamos tomar por exemplos as funcionalidade existes no Rubk, software criado e distribuído pela Mega Sistemas para esse fim. Entre os benefícios de sua utilização estão.

Criação de model maps

É possível criar toda a visualização 3D do empreendimento a ser construído e suas etapas de construção, auxiliando os profissionais a entender todo o andamento da obra.

Criação de orçamentos mais rápido

Por meio do uso de critérios de levantamentos quantitativos e customizado, com base em projetos anteriores, é possível orçamentar uma obra com cerca de 90% mais eficiência, levantando custos quase que de forma instantânea.

Baixo custo

O Rubk é muito mais acessível que boa parte dos softwares de modelagem disponíveis no mercado e garante acesso a mais funcionalidades, por se tratar de um BIM 5D. Sua interface é simples e a curva de aprendizado torna-se menor.

Criação de critérios quantitativos

É possível criar uma série de model maps base com regras de quantitativos complexas como elementos não modelados, descontos em vãos, entre outras opções para facilitar o início de novos projetos.

Visualização 3D

O Rubk possui um visualizador e modelador 3D que permite que sejam mostrados, diretamente na plataforma, todos os pontos do projeto, contando com a integração de custos.

Redução de erros

O controle orçamentário se torna visual, facilitando o seu entendimento e diminuindo os possíveis erros que poderiam vir a acontecer, decorrentes da falta de controle.

O modelo BIM 5D é o próximo passo em direção à transformação digital para as construtoras e pode facilitar todo o processo construtivo, garantindo melhor controle sobre o projeto e seu orçamento.

Quer saber mais sobre BIM? Então, aproveite e baixe gratuitamente o nosso e-book: o guia completo sobre BIM!