Você já parou para pensar em como eficiência e produtividade andam juntas nas empresas de maior sucesso? O olhar crítico sobre processos, tecnologias, posturas e atividades do cotidiano permite que você otimize todos os fluxos do seu negócio e com isso conquiste vantagem competitiva e maior lucratividade.
O que muitas empresas ainda não sabem é como se tornarem mais produtivas e eficientes. Mas é por isso mesmo que estamos aqui, para te ajudar a descobrir a trilha para o sucesso. E como vamos contribuir para que esse caminho se torne mais fácil? Mostrando que um sistema de gestão pode trazer mais eficiência e produtividade do que você imagina. Vamos lá?
Automação de processos
A tecnologia está aí para fazer o trabalho pesado, tomar conta daqueles processos burocráticos, demorados e repetitivos. É por isso que um sistema de gestão, também chamado de ERP, é seu principal aliado para otimizar processos.
Com um ERP você tira a carga de trabalho mais pesada dos funcionários, agiliza os fluxos operacionais e deixa-os livres para atividades mais estratégicas, como desenvolvimento de produtos e serviços, atendimento ao cliente e inovação.
Redução de retrabalho
Outra vantagem de adotar um sistema de gestão é que você reduz o índice de retrabalho em toda a empresa. Em vez da contabilidade receber um relatório do RH e fazer todos os lançamentos novamente, as informações são transmitidas em tempo real, sem a necessidade de intervenção humana.
Estruturação de etapas
Processos mal elaborados tomam tempo das pessoas e, como você sabe, tempo é dinheiro. Mas se você tem um sistema de gestão, tem processos bem estruturados, desenhados para que sua empresa se torne mais ágil em todas as funções. Isso significa que você ganha tempo, produz mais e, consequentemente, aumenta sua lucratividade.
Definição de metas
Quando você estabelece uma gestão por resultados, define metas de produtividade para todos os funcionários. Mas se essas metas não são acompanhadas sistematicamente, o objetivo se perde e a eficiência não vem. Contudo, você pode gerar maior comprometimento da sua equipe fazendo o monitoramento dessas metas por meio de um sistema de gestão. Além de cobrar resultados, você compartilha os dados com todos — o que contribui para que as pessoas se envolvam mais em suas atividades.
Controle de acessos
Que tal saber quanto tempo seu time dedica efetivamente às atividades diárias e quanto tempo fica ocioso? Um bom ERP traz ferramentas que possibilitam o controle de acessos, isto é, saber exatamente quem acessou o sistema, quando e por quanto tempo. Esse acompanhamento vai ajudá-lo a saber como está a produtividade do seu time e a reduzir o tempo de ociosidade de cada pessoa.
Diminuição de equipes
Quando as equipes se tornam muito grandes, é sinal de que você tem muito trabalho ou de que o trabalho está mal distribuído. A grande quantidade de pessoas contribui também para que as distrações apareçam com mais frequência, comprometendo a produtividade. Em contrapartida, se você tem um sistema de gestão que automatiza boa parte das tarefas, pode manter equipes enxutas, mais integradas e focadas em resultados.
Você já utiliza um sistema de gestão? Como ele tem contribuído para aumentar a eficiência e produtividade da sua empresa? Deixe seu comentário!