Embora seja uma questão básica, o planejamento e controle de obras ainda são o calcanhar de Aquiles de muitos engenheiros e gestores. Afinal, por mais que haja previsões de excelência, nem sempre as coisas saem como o estimado. Por isso, é necessário investir em condutas e ferramentas seguras que possam oferecer uma supervisão impecável de dados.
Assim, evitam-se problemas que são um verdadeiro pesadelo: prazos e orçamentos estourados! Quer dicas de como fazer um planejamento e controle de obras mais eficiente? Então acompanhe este post!
Faça um orçamento atrelado às etapas das intervenções de engenharia
Elabore um cronograma das fases da construção que acompanhe o orçamento em detalhes. Sendo assim, divida os trabalhos em várias frentes e liste os serviços que serão executados em determinado intervalo, bem como a que custo.
Por exemplo: suponha que as instalações do sistema hidráulico de uma construção esteja cotada em R$ 30.000,00 e que a estimativa para concluir os serviços seja de três meses. Separe tudo que deve ser realizado em cada mês, bem como a quantidade financeira que você pretende utilizar em cada período.
Tenha cuidado com os erros de projeto
É comum sofrer pressão dos contratantes para acelerar os trabalhos. Apesar disso, tenha calma e lembre-se de que equívocos no projeto quase sempre resultam em desperdícios. Nesse cenário, tenha paciência em explicar para os clientes o quanto um planejamento e controle de obras mal feitas, mais tarde, pode acabar em atrasos e mais despesas.
Na prática, é fundamental conferir a medição da obra e o cronograma financeiro todos os dias. Um curso de gestão de projetos e processos pode ajudá-lo a manter o domínio sobre as centenas de movimentações em um canteiro.
Nesses métodos de aprendizagem, você absorve técnicas de gerenciamento para administrar um número elevado de ações em andamento simultaneamente. Recorde os benefícios de um bom projeto:
-
queda nos gastos;
-
uso mais inteligente dos recursos;
-
estimativa mais exata sobre as demandas, como de materiais e mão de obra;
-
maior chance de cumprir orçamentos e prazos.
Elabore um diário da obra
Um diário de obras é ótimo para ajudar na supervisão. Com ele, você ganha um histórico sobre todos os procedimentos, o que também será muito útil para a detecção antecipada de problemas.
Afinal, erros, necessidades de insumos e o andamento das atividades serão acompanhados passo a passo. Só tenha cuidado na hora de fazer a coleta de dados. Se esse recolhimento de informações for inconsistente, pode haver muitos desvios no seu diário, o que afetará negativamente o seu planejamento e controle de obras.
Conte com suporte tecnológico
Com soluções tecnológicas focadas na engenharia, você adquire diversas funcionalidades que vão expandir o seu olhar estratégico. Dessa forma, seu planejamento e controle de obras ganharão mais dinamismo e integração.
Por meio desses programas, dá para supervisionar despesas, dead lines e até mesmo a qualidade dos procedimentos. Afora isso, é possível comprar o software com módulos específicos para as suas carências. Toda a gestão passa a ser executada em tela única. Assim, conquista-se economia de recursos financeiros com a emissão de relatórios customizados. Observe algumas funcionalidades:
-
repasses de créditos imobiliários: dá para agilizar a liberação de capital e descentralizar a supervisão de financiamentos, mas sem perder o controle total;
-
orçamento: oferece um controle financeiro por etapas e subetapas, com distintos graus de detalhes. Você cria vários ângulos para cada previsão financeira, o que vai ampliar a qualidade dos dados;
-
gestão de contratos de recebíveis: renegociações, antecipações e distratos são acompanhados em tempo real;
-
assistência técnica: gerencie toda assistência técnica prestada, o que inclui o fluxo completo de um pedido, desde a primeira queixa até a sua solução;
-
compras e contratações: faça encomenda de insumos, mão de obra e maquinários com um gerenciamento minucioso dos saldos no canteiro, seja de materiais, seja de serviços.
Como você já deve ter notado, o planejamento e controle de obras trazem mais tranquilidade para o andamento de uma construção. Por isso, vale a pena investir tempo nesses mecanismos de gerenciamento. Assim, você cumpre prazos e não ultrapassa as previsões financeiras dos seus clientes.
Com a tecnologia, é simples ter processos mais organizados sem muita dor de cabeça. Ficou com alguma dúvida? Quer mais informações? Então entre em contato conosco!