
Descubra como fazer a cotação de preços de forma mais estratégica e otimizada
Uma cotação de preços estratégica e otimizada pode ser a melhor forma de reduzir os custos de uma empresa, melhorando a concorrência entre os fornecedores e formando parcerias de qualidade.
Ao investir em cotação, é possível melhorar todos os processos da empresa ligados ao setor de compras e garantir maior qualidade ao produto final, além de cumprimento de prazos.
Neste post, vamos falar um pouco mais sobre esse processo, como ele funciona e quais as atitudes que você pode tomar em sua empresa para adotá-lo. Continue conosco e boa leitura!
O que é cotação de preços
O processo de cotação de preços é realizado pelo setor que compras e visa atender as demandas internas da empresa e as necessidades do negócio.
Ele é composto por uma pesquisa que não avalia apenas o preço de uma determinada mercadoria em falta no estoque, mas uma série de outros pontos como qualidade, prazos de entrega e até mesmo o atendimento prestado pelo fornecedor.
O ideal, dentro de uma cotação, é encontrar um equilíbrio entre o preço praticado e as outras variáveis, que podem não ser essenciais, mas são complementares e podem influenciar diretamente no resultado final.
Por exemplo, o preço praticado por um determinado fornecedor pode ser muito inferior ao restante, porém, ele pode passa por dificuldades de entrega. Isso compromete sua empresa, pois, ela depende dos prazos.
Qual a diferença para orçamentos
O uso da palavra orçamento na aquisição de materiais é algo errôneo, pois esse termo está ligado a previsão de gestos e acaba sendo utilizado como um sinônimo de cotação de preços.
Ou seja, a realização do orçamento é algo interno, que nada tem a ver com a aquisição de materiais, uma atividade externa.
Como realizar a cotação de forma eficiente
Criamos uma lista com algumas dicas simples mais valiosas para ajudar você a adotar a cotação de preços de forma eficiente em sua empresa. Confira.
Adotar uma plataforma
A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas e ela pode ter um papel fundamental para facilitar todo o processo de cotação, com a automação de diversas atividades como o contato com os fornecedores e preenchimento de propostas.
Realizar a cotação com no mínimo 3 fornecedores
Para encontrar o melhor custo-benefício para a sua organização é preciso diversificar ao máximo a sua base de fornecedores. O ideal é realizar a cotação com, no mínimo, 3 deles.
Não se oriente apenas pelo preço
Como já dissemos, realizar uma cotação não se trata de focar apenas em preços, outras variáveis como atendimento de cumprimento de prazos pode ter um peso muito grande no dia a dia.
Mensurar os resultados
Realizar cotações constantes é uma ótima forma de manter um monitoramento acerca dos resultados atuais e verificar se algum dos fornecedores está oferecendo melhores propostas.
Não aceitar o primeiro preço
A negociação também deve fazer parte da cotação e por conta disso, uma dica importante é não aceitar o primeiro preço. Com outras propostas em mão, é ainda mais interessante negociar, pois pode-se embasar no que outros fornecedores oferecem.
A cotação de preços é um processo fundamental para o controle de qualidade e redução de custos dentro de qualquer empresa, independentemente de seu ramo de atuação e esperamos que essas dicas possam ajudar você a implantar esse processo.
Comente