Contabilidade digital: o que é e como aplicar na sua empresa?

Contabilidade digital: o que é e como aplicar na sua empresa?

A contabilidade digital é um recurso que permite um maior controle das movimentações patrimoniais da empresa, indispensável para a formação de indicadores financeiros para o negócio.

Ela também torna mais fácil o cumprimento das obrigações fiscais, por isso, estar atento a esse recurso e desenvolver a sua digital minds, ou seja, mente digital, é fundamental para garantir o sucesso do seu empreendimento.

Quer saber mais sobre contabilidade digital? Então continue a leitura!

O que é contabilidade digital?

A contabilidade digital pode ser entendida como os processos contábeis realizados pela internet.

Essa solução surgiu em 2003, por meio de um projeto do Governo Federal, para tornar mais moderna a Administração Tributária e Aduaneira (PMATA). Mas foi em 2009 que a Receita Federal lançou a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o Sistema de Escrituração Digital (Sped).

Em 2015, o Governo Federal lançou o e-social, o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, que reúne as transações contábeis de empresas em um único ambiente online.

Assim, a contabilidade digital atua para agregar mais agilidade aos processos, ao mesmo tempo em que reduz as chances de erros e traz outros benefícios, como veremos a seguir!

Quais as vantagens da contabilidade digital para as empresas?

Com o uso da tecnologia, a contabilidade digital substitui os processos manuais, possibilitando uma série de benefícios para as organizações. Acompanhe!

Segurança

A automatização diminui as chances de erros dos processos, além de possibilitar uma maior segurança dos dados, fator fundamental para garantir processos mais eficientes e também confiáveis dentro das organizações e nas prestações de contas com o governo.

Agilidade

Com a considerável redução dos processos manuais, a contabilidade digital permite que você, ou o setor de contabilidade da empresa, consiga acompanhar todos os movimentos fiscais no decorrer do mês.

Ainda é possível ter acesso a demonstrativos e relatórios que revelam a realidade da corporação, o que ajuda na tomada de decisão gerencial.

Planejamento

Com as informações da contabilidade digital, a sua organização pode utilizar os dados contábeis para fazer uma análise geral do negócio.

Dessa forma, é possível identificar pontos fortes e de melhoria, e estabelecer um planejamento mais efetivo para os próximos períodos.

Foco e resultados

Otimizar a mão de obra é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Logo, ao eliminar processos manuais, você ainda aumenta a segurança dos dados e passa a ter o contador como consultor.

Ou seja, o profissional passa a atuar para auxiliá-lo na tomada de decisão e em um planejamento mais efetivo para o negócio. Com isso, a corporação pode desfrutar de melhores resultados.

Como o ERP contribui para a aplicação da contabilidade digital?

Com um sistema ERP eficiente e integrado aos departamentos da empresa, fica muito mais fácil fazer a adaptação com as demandas da contabilidade digital, o que inclui o e-social e a ordem de serviço digital.

Isso ajuda a sua companhia a explorar e analisar diferentes níveis de informação, o que abrange controle otimizado de documentos e auditorias fiscais.

Nesse cenário, o conjunto de funcionalidades de um ERP contribui para uma melhor gestão dos dados na empresa, entre eles, as informações contábeis. Assim, fica claro que a contabilidade digital é um facilitador para as organizações, à medida que traz diversas vantagens que ajudam no desenvolvimento sustentável do negócio.

Se você gostou deste artigo sobre contabilidade digital, confira também este sobre ERP na nuvem.