Construção industrializada: entenda quais são seus benefícios

O mercado brasileiro de construção civil tem se inclinado para as tendências tecnológicas provenientes do processo de transformação digital pelo qual a sociedade está passando. Com isso, novas metodologias e ferramentas são adotadas para otimizar o formato de trabalho, como a construção industrializada.

Entre os motivos pelos quais cada vez mais organizações têm adotado esse tipo de novidade, podemos citar a diminuição do desperdício de materiais, redução de custos operacionais, aumento da produtividade e melhoria no controle de qualidade, entre tantos outros benefícios.

Dado o contexto, preparamos este conteúdo para que você entenda o que é construção industrializada, como ela funciona e quais as principais vantagens que essa nova ferramenta pode proporcionar ao canteiro de obras. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

O que é construção industrializada?

Considere o fato de que, na escala evolutiva da racionalização dos processos operacionais, — no que se diz respeito à sustentabilidade da construção civil — a industrialização está no nível mais alto em que jamais esteve na história da Revolução Industrial.

Ou seja, a construção industrializada nada mais é do que a modernização das ferramentas e metodologias de trabalho utilizadas em todo o contexto industrial. Isto é, abrangendo todas as atividades que envolvem desde o canteiro de obras até a tomada de decisões estratégicas.

Quais são os benefícios da construção industrializada?

Agora que você entende o que é construção industrializada, mostraremos as principais vantagens que esse inovador conjunto de soluções tem proporcionado ao mercado de construção civil. Veja a seguir!

Redução do desperdício de materiais

Sistemas capazes de realizar análise de dados relativos à obra são capazes de gerar informações precisas sobre a quantidade de insumos necessários, além de melhorar o planejamento prévio e a precisão na execução.

Aumento da sustentabilidade

Com informações estratégicas em mãos, os gestores podem tomar decisões mais racionais em relação ao uso de recursos, reduzindo os impactos de poluição e ruído no canteiro de obras, além de facilitar a reutilização e a reciclagem ao final do ciclo de vida do empreendimento.

Melhor controle de custos

A previsibilidade do andamento à conclusão da obra é muito mais precisa quando os gestores podem se basear em inteligência gerada por meio de análises de dados. As informações geradas por sistemas inteligentes reduzem a demanda por aditivos contratuais e otimizam o planejamento.

Além dos benefícios citados, a construção industrializada também proporciona:

- redução de prazos;

- aumento do nível de controle de qualidade;

- melhores condições de trabalho para os colaboradores;

- mais flexibilidade e eficiência na elaboração de projetos de grande porte;

- uso de tecnologia e soluções alinhadas com a transformação digital;

- compatibilidade entre sistemas.

Como funciona a construção industrializada?

Os sistemas construtivos ou soluções técnicas usadas na construção industrializada são aplicados em diferentes tipos de processos, como:

- revestimentos internos;

- estruturas;

- fachadas;

- coberturas;

- vedações;

- sistemas prediais elétricos e hidráulicos;

- entre outros.

Por exemplo, no caso das estruturas, há diferentes frentes de execução que podem ser realizadas simultaneamente, diminuindo o número de fôrmas e escoras, além de evitar a interferência da chuva. Isso gera uma redução significativa no tempo de duração da obra, se comparado a uma construção tradicional.

Já no caso do uso de recursos humanos e materiais, há um planejamento muito mais racional e eficiente, o que ajuda a reduzir o índice de desperdícios e resíduos gerados, consequentemente, levando a uma economia com custos de transporte e descarte.

Como você pôde contemplar neste artigo, a construção industrializada é um conceito que abrange as metodologias e ferramentas de trabalho usadas no canteiro de obras e nas decisões estratégicas. As empresas mais competitivas que atuam no mercado de construção civil já têm se beneficiado das vantagens que ela proporciona.

Quer saber como a Senior Mega pode ajudar a sua empresa a implementar as melhores soluções de gestão para sua empresa? Então confira nossso conteúdo sobre o tema e veja como nosso ERP contempla as mais inovadoras soluções tecnológicas do mercado!