Construção civil sustentável: o que é preciso?

Diminuir os impactos ambientais causados por obras de todos os portes é um desafio que vem ganhando um forte aliado: a construção civil sustentável. Por meio dessa metodologia, é possível diminuir a quantidade de resíduos produzidos nas obras, como entulhos e, até mesmo, o desperdício de materiais.

Além disso, as construções sustentáveis representam uma significativa economia de recursos financeiros ao longo do tempo. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

O que é construção civil sustentável?

Trata-se de uma maneira de conduzir a construção de edifícios e casas, fazendo com que essas estruturas sejam harmonizadas ao meio ambiente, garantindo a produtividade na construção civil. Seu objetivo, no decorrer da produção e pós-construção, é diminuir os impactos à natureza.

Para isso, procura reduzir ao máximo os resíduos. Assim, adota a estratégia de utilizar com o máximo de eficiência os recursos como energia, água e bens naturais. Também aplica como técnica a utilização de materiais recicláveis e de menor impacto ambiental, a exemplo do tijolo de adobe e madeiras reflorestadas.

Alguns exemplos de construção sustentável que temos no Brasil:

Shopping Parque Cidade, São Paulo

Localizado na zona sul de São Paulo, o Parque da Cidade conta com uma área verde de 22 mil m², além de uma estrutura projetada para economizar água e energia, a fim de contribuir com a sustentabilidade.

Fonte: Odebrecht Realizações Imobiliárias (OR)


 

Arena Castelão, Fortaleza

Durante a obra, o Castelão seguiu critérios de sustentabilidade e eficiência energética, com adoção de medidas e equipamentos que promoveram redução de impactos ambientais, como o reaproveitamento de estruturas já existentes. Depois da inauguração, o espaço continua investindo na área, com a utilização de louças com menor consumo de água e descargas a vácuo, que contribuem para a redução do consumo de água potável.

Fonte: Globo Esporte


 

Eurobusiness, Curitiba

Com estratégias sustentáveis no consumo e tratamento de água, o Edifício Eurobusiness se tornou a primeira certificada LEED Water no mundo, o que a atesta como autossuficiente na categoria água.

Fonte: Portal Itambé


 

Quais são os impactos da sustentabilidade na construção civil?

Resumidamente, os impactos da sustentabilidade na construção civil dizem respeito ao uso mais inteligente dos recursos. Dessa forma, gera menos desperdícios, assim como acontece na agricultura sustentável.

Isso é possível por meio do uso de tecnologias, cada vez mais comuns, eficientes e com menor custo. Ao mesmo tempo, contribuem para a preservação do meio ambiente.

Assim, ao aderir à construção civil sustentável, a sua empresa tem uma importante economia, e ainda conquista uma imagem positiva no mercado. Outra vantagem é que pode contar com incentivos do governo, o que garante o controle de custo na obra e, depois da edificação pronta, até descontos no Imposto Territorial Urbano (IPTU).

Como garantir uma construção civil sustentável?

Agora que você já sabe o que é a construção civil sustentável, veja quais são os principais recursos que garantem esse tipo de obra!

Gerenciamento de resíduos de obras

Com o objetivo de reduzir os impactos ambientais produzidos durante uma obra, é preciso assegurar um correto descarte desses resíduos. No caso de obras de pequeno porte, é preciso fazer uso de caçambas para armazenar todos os tipos de materiais que não servem mais para uso.

Esses dejetos precisam ser transportados para locais de triagem ou devem seguir para aterros adequados ao fim da obra. Já no caso de construções maiores, é preciso fazer um investimento em programas de gestão ambiental, a fim de garantir a correta separação de resíduos durante toda a obra.

Considere fontes de energias renováveis

Fontes renováveis de energia, como o caso da energia solar, contribuem para a redução de danos ao meio ambiente. Ao mesmo tempo, elas também representam uma considerável economia para a sua empresa em médio e longo prazo.

Outra forma de garantir a sustentabilidade na edificação é aproveitar a iluminação natural e criar espaços para que a ventilação ocorra de forma mais natural. Para tanto, é preciso fazer uma avaliação criteriosa da incidência do vento e do sol no local, as melhores formas de aproveitar a luz durante o dia ou circular o vento nos espaços.

Reutilize água

A reutilização da água da chuva é uma das principais práticas da construção civil sustentável e apresenta um baixo custo. Canaletas recolhem a água da chuva e levam até um reservatório, onde ela pode ser tratada e usada nas dependências da edificação para limpeza dos ambientes, manutenção dos banheiros e para outras finalidades.

Como vimos, é possível fazer uma construção civil sustentável e usufruir de diversos benefícios para a imagem da empresa. Além disso, há benefícios de economia ao longo do tempo, principalmente com gastos relativos à energia.

Se você gostou deste artigo sobre construção civil sustentável, baixe o nosso e-book sobre como reduzir desperdícios no canteiro de obras.