Uma forma de otimizar processos e garantir entregas no prazo no canteiro de obras é investir na utilização de princípios de gerenciamento de projetos na construção civil. A gestão inteligente garante o desenvolvimento de um bom relacionamento com os clientes.
No entanto, pode haver algumas dificuldades para a aplicação de tais metodologias no canteiro de obras, por isso, reunimos neste post algumas informações que podem auxiliar você nessa tarefa. Boa leitura!
O gerenciamento de projetos na construção civil
A utilização das metodologias de gestão de projetos estão cada vez mais amplas, sendo utilizadas em diversas atividades e processos. A construção civil é mais um dos campos que está descobrindo as vantagens da aplicação dessas técnicas de gestão.
Por mais que possamos saber, a depender da complexidade de uma determinada obra, pode ser que nada saia no final conforme aquilo que foi previamente planejado, utilizar de metodologias de gestão de projetos podem suavizar as turbulências.
Metodologias
A gestão de projetos conta com uma série de ferramentas e técnicas que podem ser utilizadas para melhorar os processos dentro de um canteiro de obras, facilitando a vida do gestor. Entre as mais relevantes estão:
Cronograma
O cronograma é uma peça já conhecida por boa parte das pessoas que trabalham com construção civil. Mesmo que possa não ser utilizado conforme o que prega a gestão de projetos.
Para o gerenciamento eficaz é necessária uma atenção especial ao montar o cronograma de entregas, tendo em mente que atrasos em qualquer uma das etapas pode gerar um efeito cascata.
Análise de riscos
Outra das metodologias que pode ser de grande ajuda na construção civil é a análise de risco. Caso algum infortúnio venha a se concretizar, podem ocorrer atrasos e perdas que inviabilizam a obra, por isso a importância de sua aplicação.
Por meio análise de riscos o gestor pode verificar quais são os processos que apresentam maiores ameaças e fraquezas e tomar todas as providências possíveis para minimizar tais ocorrências.
Princípios do PMBOK
O PMBOK, Project Management Body of Knowledge, é um guia internacional criado pelo Instituto PMI, contendo uma base geral de conhecimento acerca de gestão de projetos.
Junto ao PMBOK existe uma proposta genérica de gerenciamento para aplicação em um projeto, necessitando apenas que o gestor realize uma adaptação simples para suas demandas.
Existem várias outras metodologias interessantes na gestão de projetos que podem ser utilizadas para melhorar os resultados e a administração dos recursos na construção civil. Você pode encontrar ótimos materiais sobre o assunto na internet.
A tecnologia como ponte
Aplicar a gestão de projetos sem um determinado conhecimento não é uma tarefa fácil, porém, hoje, existem uma série de soluções em tecnologia que auxiliam o gestor a enfrentar o desafio dessa implantação.
As modernas ferramentas podem automatizar diversas atividades de gestão de projetos, como orçamento e cronograma, análise de riscos, controle de insumos, entre outros.
Chegamos ao final deste post e esperamos que você tenha compreendido o valor estratégico do uso de metodologias de gerenciamento de projetos na construção civil.
Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre o assunto? Baixe agora o nosso e-book e conheça 5 tendências de engenharia civil!