Conhecer e acompanhar indicadores financeiros é essencial para uma boa gestão do negócio. São eles que mostram se o saldo da empresa é positivo para gerenciar investimentos ou se cortes são necessários a fim de equilibrar os resultados. A avaliação também pode levar a problemas, causas e medidas preventivas.
Os principais fatores de uma análise financeira podem ser classificados em quatro grupos: rentabilidade, estrutura de capital, liquidez e atividade. A seguir, você vai saber mais sobre a importância de acompanhar as finanças e ver exemplos a considerar. Boa leitura!
A importância dos indicadores financeiros
Métricas são importantes em todas as áreas da empresa, em especial na financeira. Afinal, são elas que indicam até que ponto o negócio é sustentável ou não. Os indicadores financeiros são utilizados para avaliar a saúde financeira, prever impactos negativos e propor ajustes com o intuito de manter os resultados sempre positivos.
Como o principal papel é fornecer informações, indicadores são essenciais para a tomada de decisões estratégicas. Eles permitem que o negócio atinja seus objetivos ou, se necessário, faça ajustes para chegar até eles. Conheça as vantagens:
- retrato real da situação financeira da empresa;
- antecipação das mudanças para evitar prejuízos;
- direcionamento alinhado aos objetivos;
- melhorias contínuas e competitividade no mercado.
4 indicadores financeiros para usar em sua empresa
Para fazer uma boa gestão financeira, você precisa contar com a ajuda dos dados extraídos a partir dos indicadores. Lembra das classificações no início do artigo? Uma das mais utilizadas no meio corporativo é a que leva em consideração a rentabilidade. Então, papel e caneta na mão para anotar tudo.
Indicadores de rentabilidade
Como o próprio nome indica, a métrica avalia o quão rentável a empresa é ou não. É ela que vai indicar se vale manter o negócio, aplicar mais capital ou investir em novas aquisições, tendo em vista a expansão. Conheça os mais utilizados no dia a dia.
1. EBITDA
A sigla nada mais é do que uma representação da geração de caixa da empresa. Em outras palavras, indica os recursos que foram gerados a partir de suas atividades operacionais, seja no desenvolvimento de produtos ou na prestação de serviços. É um dos indicadores mais utilizados para comparação com o mercado e distribuição de lucro.
EBITDA = Lucro Operacional Líquido + Depreciação + Amortização
2. Margem de contribuição
O indicador mostra o lucro obtido a partir da venda de um produto ou serviço, levando em conta o pagamento de seus custos fixos e variáveis. Se a sobra for baixa, é preciso melhorar o desempenho das vendas. Se for alta, significa que o produto/serviço pode ter um ciclo de vida maior.
Margem de Contribuição = Preço de Venda - (Custo Variável + Despesa Variável)
3. Ponto de equilíbrio
Também chamado de Break Even Point, é o ponto neutro em que a receita gerada pelas vendas é capaz de cobrir os custos fixos e variados. O cálculo fornece aos gestores o montante para atingir o equilíbrio. Ao superar o ponto, a empresa colhe os lucros e, ao ficar abaixo dele, os prejuízos se sobressaem.
Ponto de Equilíbrio = Despesas Fixas / Margem de Contribuição
4. ROI
Muito utilizado pelo marketing, ROI vem do inglês e significa Retorno Sobre o Investimento. Serve para sinalizar a relação entre o dinheiro ganho ou perdido com um determinado investimento. Para a empresa, o indicador revela o potencial de geração de lucro a cada real investido.
ROI = (Lucro Líquido / Ativo Total) x 100
Existem muitos outros indicadores financeiros que podem ajudar a avaliar o desempenho de sua empresa (gestão de estoque, fluxo de caixa, capital de giro, liquidez, patrimônio, entre outros). Podem ser utilizados individualmente ou em conjunto de acordo com as necessidades. O mais importante é definir as métricas relevantes aos resultados que espera alcançar e fazer um acompanhamento periódico, com os ajustes devidos.
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