O Gartner é uma das principais consultorias de tecnologia da informação no mundo e ela listou recentemente uma série de tendências para área de infraestrutura ti em 2019.
O objetivo deste post é trazer um resumo sobre as mudanças apontadas pela consultoria e quais os principais impactos que podemos esperar para as empresas e indústrias. Continue conosco e não perca!
1. Computação sem servidor
Esse é um padrão emergente nos últimos anos para área de infraestrutura ti, que promete eliminar a demanda interna por uma infraestrutura, permitindo assim eliminar uma série de custos de TI para as organizações.
Ele não substitui as máquinas virtuais ou containers, por conta disso, é fundamental saber utilizar a tecnologia.
2. Impactos da AI
A Inteligência Artificial está ganhando cada vez mais importância dentro das organizações e subindo na hierarquia de valor das tecnologias. Com o potencial de transformar atividades e organizações, seus impactos serão continuamente sentidos. Para o Gartner, os investimentos em IA para área de infraestrutura ti, chegarão a mais de 3 trilhões até 2022.
3. Agilidade de Rede
A rede funciona como o centro nervoso das organizações, sustentando diversas outras tecnologias como IoT, Nuvem e IA, por conta disso, podemos esperar uma evolução e maior foco em agilidade em seus serviços, para sustentar uma demanda cada vez maior.
4. Morte do Data Center
O Data Center local está com os dias contados, sendo que as previsões do Gartner apontam que até 2025, 80% de todas as organizações já terão migrado a totalidade de seus dados para a nuvem, minimizando os custos de uma infraestrutura local.
5. Computação Edge
A IoT permite que o processamento de informações seja realizado na ponta, próximo de onde foi coletada, sendo que os Big Datas apenas armazenaram dados já processados, eliminando boa parte dos custos e reduzindo a demanda por infraestrutura.
6. Gestão de Diversidade Digital
A gestão de toda a diversidade digital não inclui apenas aquilo que se encontra dentro da organização, mas também toda a tecnologia externa, que faz parte dos ativos de uma empresa moderna. Sejam dispositivos móveis sejam outras coisas que tem conexão direta com a companhia.
7. Novos papéis dentro de I&O
Os requisitos de I&O devem ser explicados aos líderes das organizações, que devem, por sua vez, levar todos esses dados em consideração na hora de montar as estratégias de atuação das empresas, reconhecendo o seu valor comercial e estratégico.
8. Negação de Software como Serviço (SaaS)
O SaaS transformou-se em um dos modelos de negócio mais utilizados pelas empresas disruptivas nos últimos anos, com clientes pagando não por uma licença, mas por uma assinatura.
Para 2019, e os anos que se seguem, veremos uma transformação no modelo de SaaS aplicado hoje, com uma mudança de estratégia das organizações que já se utilizam dessa estratégia.
9. Gestão de talentos se torna crítica
Com o surgimento contínuo de empresas de tecnologia, a mão de obra especializada vem se tornando cada vez mais escassa, sendo que as organizações devem tomar providências no sentido de preservar seus talentos.
Além disso, é preciso investir em estratégias que possam convencer os trabalhadores a investir seu tempo e educação na área de tecnologia para que possam se tornar a mão de obra do futuro.
10. Ativação de Infraestrutura Global
A dificuldade de manter infraestruturas completas ao redor do globo pode ser sanada por meio do investimento em nuvem e parcerias com empresas que fornecem essas soluções.
Essa é uma das maneiras que as empresas que tecnologia podem encontrar para driblar orçamentos curtos e pressões por resultado.
Essas são as 10 tendências apontadas para a área de infraestrutura TI pelo Gartner como as que terão mais destaque no próximo ano, sendo possível que você e sua empresa tenham de investir em alguma delas.
Esse conteúdo foi relevante para você? Então, leia também nosso conteúdo sobre. os principais tipos de integração de sistemas