Conheça 5 benefícios da mobilidade construção civil

Principal ferramenta de otimização, a tecnologia vem sendo empregada nos mais diferentes nichos de mercado e, nesse contexto, a construção civil não é exceção.

Atualmente, muitos são os aplicativos desenvolvidos com o objetivo de realizar tarefas, antes complexas, de modo rápido e eficaz. Isso sem falar na maior segurança proporcionada e na diminuição de retrabalhos.

E com o advento dos aplicativos em smartphones e tablets, a mobilidade na construção civil se tornou uma realidade, viabilizando uma maior agilidade nas obras, um controle mais preciso dos custos e do cronograma e possibilitando uma gestão mais completa.

Enfim, para saber mais sobre como a mobilidade na construção civil potencializa os resultados dos empreendimentos, acompanhe os tópicos seguintes!

1. Melhora o controle de qualidade

Um dos principais problemas enfrentados no cronograma de uma obra é o retrabalho. Ou seja, a necessidade de corrigir uma atividade por ter sido executada da forma errada.

Todavia, contando com a mobilidade na construção civil, a fiscalização dos trabalhos se torna muito mais assertiva, se antecipando a erros, na medida em que inspeções com formulários dinâmicos são realizadas.

Desse modo, antes que seja tarde demais, as inconsistências podem ser identificadas e prontamente consertadas, reduzindo os impactos e viabilizando a conclusão do cronograma em tempo hábil.

2. Promove uma melhor gestão de materiais

É consenso que não se pode controlar aquilo que não se mede. Se tratando dos materiais de uma obra, não é diferente. É preciso definir as quantidades necessárias e acompanhar a finalidade que as equipes dão a cada um dos itens.

Além disso, é impensável realizar esse gerenciamento de forma manual, pois erros e inconsistências nos números podem ter consequências desastrosas para as obras.

E, nesse ponto, mais uma vez a mobilidade na construção civil se revela como uma solução. As ferramentas hoje disponíveis são capazes de auxiliar o gestor em todos os processos logísticos de entrada e saída de materiais.

3. Facilita a gestão de documentos

Mesmo com os avanços tecnológicos, a necessidade de gerar, arquivar e manipular documentos não foi abolida. Contudo, a mudança está na digitalização e rastreabilidade das informações que se consegue via software.

Atualmente, salvo documentos muito específicos, tais como plantas, é inadmissível lidar com arquivos impressos e gerenciar grandes volumes de papel numa obra.

Não é à toa que a mobilidade na construção civil tem se mostrado mais do que uma tendência nos canteiros, mas sim uma necessidade dos gestores e equipes, possibilitado o rastreio e consulta de documentos atualizados.

4. Otimiza a produtividade

Algumas aplicações especializadas em construção civil, além de fornecerem ferramentas de comunicação, viabilizam o controle em tempo real do uso dos materiais, contribuem para a adequada gestão de estoque e armazenam imagens do andamento da obra.

Dessa forma, o canteiro de obras e o escritório da construtora ficam totalmente integrados, o que acaba reduzindo desperdícios no que diz respeito ao deslocamento de pessoal para verificação e auditorias.

Consequentemente, a possibilidade de atrasos nas obras e o comprometimento de recursos é reduzido, gerando uma maior produtividade.

5. Minimiza os custos

Como se pode perceber, a mobilidade na construção civil tem um impacto significativo na otimização das operações como um todo. Sobre os custos, por exemplo, permite um controle muito mais completo.

Com os aplicativos desenvolvidos para as obras é possível identificar os gargalos e períodos nos quais acontecem maiores desperdícios, levantando, inclusive, as equipes que fazem uso dos materiais de modo menos eficiente.

Com base nesses dados, estratégias podem ser elaboradas para potencializar a eficácia dos trabalhos, seja remanejando profissionais ou investindo em treinamento de pessoal.

Agora que você já conhece os benefícios que a mobilidade na construção civil apresenta, que tal nos seguir nas redes sociais (Twitter, Facebook, Youtube, LinkedIn e Google+)? Assim você fica sempre a par das novidades que postamos!