8 benefícios de um ERP na Gestão de Pessoas

Tradicionalmente, o RH sempre assumiu um papel administrativo no dia a dia das empresas. No entanto, o alto custo da rotatividade fez com que muitas empresas passassem a investir na capacitação estratégica do setor, a fim de que a gestão de pessoas e a retenção de talentos impactasse positivamente, também, o orçamento.

Por uma questão de necessidade, esse setor assumiu uma posição estratégica e agora é obrigatório que ele se adapte para cumprir com diversas obrigações no dia a dia.

É necessário fornecer diariamente dados e relatórios a gestores e outros departamentos da empresa, por isso, o RH precisa contar com uma ferramenta que possibilite o armazenamento e a administração de todas as informações que estão ligadas às suas funções.

Nesse contexto, os ERP (Enterprise Resource Planning) se transformaram em uma excelente ferramenta, que usa a tecnologia para melhorar o setor.

Para saber quais são os benefícios que o ERP na gestão de pessoas, acompanhe o post que elaboramos para você!

1. Ampara a função estratégica do setor

Mesmo que o RH tenha assumido um papel importante e estratégico no dia a dia das empresas, muitas das tarefas do setor ainda são bastante burocráticas. Por este motivo, em diversas companhias, o RH está sobrecarregado, afinal, além dos trabalhos mais cotidianos e comuns, o setor precisa lidar com demandas que requerem planejamento e inteligência.

Uma solução possível para o setor, portanto, é automatizar as funções mais burocráticas, permitindo que os funcionários foquem no que é realmente importante para empresa.

Com um sistema de ERP, é possível automatizar diversas funções, o que significa que o tempo da equipe não precisará mais ser consumido com arrumação de pastas, organização de papéis, elaboração de relatórios simples etc.

2. Facilita a adequação ao eSocial

Com a implementação do eSocial, todas as empresas se viram diante do desafio de organizar e automatizar as informações trabalhistas e previdenciárias de seus colaboradores. Por uma exigência do governo, é preciso que as companhias se organizem, a fim de encaminhar os relatórios e dados exigidos pela legislação.

Em muitos casos, essas informações ficam em setores diferentes, como o RH e o Financeiro. Isso faz com que hoje todas as empresas tenham a necessidade de integrar dados e não existe ferramenta mais adequada para isso do que o ERP.

Com um sistema de ERP na gestão de pessoas, a empresa se beneficia não apenas com a organização dos dados, mas também com a automatização que facilita o fluxo de informações entre diferentes setores.

3. Integração de dados e informações

Não é apenas para a disponibilização das informações do eSocial que o RH precisa estar integrado com os demais setores da empresa.

Praticamente todos os processos que impactam outros departamentos passam pelo RH. Isso faz com que seja fundamental que ele atue com transparência e seus dados sejam acessíveis para que a gestão dentro da companhia aconteça de forma integrada.

Com um sistema de ERP, toda a empresa se beneficia com o fluxo de informações evitando falhas de comunicação entre diferentes setores, o que costuma ser um problema comum de toda companhia.

4. Beneficia o processo de tomada de decisões

Como o RH assumiu uma posição estratégica dentro das empresas, inúmeras vezes o setor é chamado para apresentar dados e relatórios que apoiam decisões importantes de gestores e até da diretoria.

Ao fazer uso de um sistema de ERP, além de armazenar informações de forma eficiente, o setor conta com uma ferramenta eficiente que possibilita a elaboração de relatórios completos.

Com esses documentos, todas as pessoas envolvidas no processo de tomada de decisões contam com dados assertivos que auxiliam na deliberação de ações e providências.

Sem dúvida, o ERP possui muitas aplicações para o setor de RH e pode promover impactos positivos na empresa como um todo, favorecendo a gestão de um dos maiores ativos de uma companhia: as pessoas.

5. Padroniza processos da empresa

Uma das maiores buscas de gestores é criar padrões para que a empresa se norteie, focada sempre em alto desempenho e qualidade.

O ERP na Gestão de Pessoas é uma ótima maneira de melhorar a comunicação entre todos os setores do negócio, então definir modelos de referência se torna uma tarefa mais fácil. Assim, todos os colaboradores terão clareza e objetividade sobre quais são seus serviços e como eles devem ser feitos.

Acompanhar tarefas, lidar com softwares, realizar atividades rotineiras, então, podem ser realizadas de maneira mais ágil, já que sua equipe receberá orientações de como se portar.

Isso garante que o produto oferecido tenha padrões a serem seguidos, influenciando ainda no relacionamento com os clientes — que, certamente, notarão mais qualidade e profissionalismo.

6. Otimiza os recursos investidos

Já imaginou reduzir drasticamente os erros de algumas tarefas realizadas cotidianamente pelos colaboradores, bem como cortar atividades que não geram mais retorno para o seu negócio?

Com o sistema em ERP, você poderá identificar os principais problemas que sua equipe tem que lidar no dia a dia, para poder investir em ações de prevenção e correção.

Imagine uma série de relatórios que precisa de dados extraídos em diversas plataformas distintas: o tempo para realizar o trabalho é muito maior e a incompatibilidade de informações pode atrasar ainda mais sua execução.

Adotar um software integrado reduz esse tipo de burocracia, influenciando diretamente na produtividade dos seus profissionais. Assim, o tempo pode ser investido em outras funções e a motivação das pessoas é aumentada — devido ao corte de atividades injustificadamente trabalhosas.

7. Possibilita um foco mais estratégico

O sistema ERP é uma ótima ferramenta para entender melhor o próprio negócio, as pessoas que estão inseridas nele e como lidar com as reais necessidades do momento.

Imagine identificar, por meio dele, a queda de serviço de determinado setor por falta de profissionais qualificados, ou o problema de produtividade devido a um aumento da demanda de clientes.

Você não só poderá identificar esses problemas como investir em soluções mais eficazes, seja oferecendo os treinamentos adequados ou contratando novos funcionários.

8. Garante o registo de dados para análise em longo prazo

Todo bom gestor precisa acompanhar relatórios com dados da sua equipe, eficiência produtiva, frequência, falhas e retrabalhos. Acompanhar essas informações no dia a dia pode não ser difícil, mas quanto mais funcionários — e tempo decorrido — mais difícil fica de fazer o acompanhamento.

Ao adotar um sistema ERP na gestão de pessoas, você pode fazer esse monitoramento de forma eletrônica, armazenando e atualizando cada indicador de forma individual. Em longo prazo, gerenciar esse registro se torna um desafio fácil de ser vencido, e quaisquer ações poderão ser justificadas por relatórios com todas as anotações.

Você já conhecia as aplicações do ERP na gestão de pessoas e como ele pode beneficiar sua empresa? Quer saber mais sobre esse assunto e melhorar o dia a dia do seu negócio? Então, assine a nossa newsletter e receba direto no seu e-mail ótimos conteúdos!