Configuração e customização: qual a diferença em um ERP?

Configuração e customização de ERP são dois termos diferentes. O primeiro trata da mudança de alguns itens simples no sistema, já o segundo está relacionado com a possibilidade de alterar as rotinas do software para se moldar aos processos da empresa.

À primeira vista, os dois termos podem ser um pouco semelhantes e acabar por confundir o gestor, que não sabe qual dos dois conceitos pode atender melhor à sua empresa e a suas demandas.

Não se preocupe, criamos este post exatamente para ajudá-lo a entender melhor esses termos e as suas principais diferenças. Então, vamos direto ao assunto. Boa leitura!

Configuração de ERP

A configuração é uma etapa muito mais ligada a aspectos técnicos da utilização do software pela empresa, pois é nessa fase que são verificadas todas as necessidades com relação a servidores, bancos de dados, acesso, entre outros pontos.

Podemos considerar a configuração como um ajuste fino para que o sistema possa trabalhar na infraestrutura de TI de sua empresa, de acordo com o sistema operacional utilizado, as tecnologias em uso, as máquinas e os servidores.

Essa fase de implantação é realizada geralmente por consultores de seu fornecedor de software, não sendo preciso que nenhum desenvolvedor do sistema se faça presente. Em alguns casos, a configuração pode ser feita até mesmo por quem contratou o sistema por meio de uma orientação.

Customização de ERP

A customização é algo totalmente diferente. Aqui, os processos desenvolvidos na empresa não se encaixam totalmente com a disponibilidade do sistema e por isso é preciso realizar ajustes diretamente no software.

Para isso é necessário realizar um mapeamento total sobre todas as atividades da empresa e o que se faz necessário, contando para isso com a presença de um desenvolvedor. De posse desses requisitos, tal profissional poderá realizar as mudanças no código da aplicação.

O principal problema de realizar esse tipo de customização é o tempo de desenvolvimento. Dessa forma, a implantação do sistema de forma total pode acabar demorando.

Porém, alguns ERPs, como o da Mega, podem ser customizados de forma mais simplificada por meio de um sistema facilitador, que permite a adequação de vários processos de acordo com a sua demanda.

Mega Customizador permite que você possa alterar de forma simples todos os processos dentro do software, criando fluxos de trabalho personalizados e realizando mudanças sempre que julgar necessário.

Dessa forma, sua empresa não está refém do fornecedor para realizar as suas customizações e nem depende que o desenvolvedor do sistema entenda os seus processos, uma vez que você mesmo pode aplicar as mudanças.

Configuração e customização

Os dois processos têm grande importância na implantação de um ERP. Contudo, a configuração sempre existe, enquanto que a customização só é realizada quando as funcionalidades do sistema não atendem totalmente a sua demanda.

Caso você esteja com dificuldades de encontrar um sistema de gestão que possa suprir todas as suas necessidades, a melhor opção é buscar por um ERP customizável.

Chegamos ao final de nosso post e estamos felizes por tê-lo ajudado a compreender a real diferença entre os termos configuração e customização de ERP, e quando eles são aplicados.

Não esqueça de assinar nossa newsletter e para ficar por dentro de todos os nossos posts!