Como usar ferramentas de colaboração para tornar sua equipe produtiva?

Em um mundo que demanda cada vez mais rapidez e eficiência das empresas, contar com ferramentas de colaboração para tornar as equipes produtivas se tornou fundamental.

Em meio a uma alteração de hábitos de consumo por parte da população e o crescimento de nativos digitais entre os consumidores, as organizações devem ser capazes de responder a mudanças rapidamente.

Neste post, você vai conhecer um pouco melhor o conceito de ferramentas de colaboração, o seu papel na transformação digital e como usar as principais disponíveis no mercado. Boa leitura!

O que são ferramentas de colaboração?

As ferramentas de colaboração são soluções de tecnologia que, implementadas no ambiente de trabalho, auxiliam na produtividade dos colaboradores.

Elas permitem que várias pessoas trabalhem ao mesmo tempo em um determinado projeto, mesmo sem todas estarem no mesmo ambiente. O seu objetivo é permitir e facilitar o compartilhamento de informações entre os colaboradores.

Qual é o seu papel na transformação digital?

No mundo digital em que estamos inseridos, manter o controle sobre a informação é uma garantia essencial para estar um passo à frente da concorrência. Nesse sentido, as ferramentas de colaboração têm muito a oferecer, permitindo uma troca eficiente de dados entre todos os interessados, garantindo visibilidade e rapidez.

Quais são as principais ferramentas de colaboração no mercado?

Hoje, com a computação em nuvem, surgiram várias ferramentas que possibilitam o acesso móvel e compartilhamento de informações. Entre as principais estão.

Drives de compartilhamento de arquivos

G Suite, do Google, e o Office 365, da Microsoft, são dois grandes exemplos de drives para manipulação e armazenamento colaborativo de documentos.

Essas soluções permitem salvar e manipular uma série de tipos de documentos, compartilhando arquivos com diferentes níveis de acesso e permissões.

Gestão de projetos

Gerir projetos pode ser algo muito complicado por conta de falta de comunicação e visibilidade. As ferramentas de colaboração permitem trazer enormes vantagens na hora de gerenciar com eficiência um projeto.

Existem diversas ferramentas desse tipo como TrelloBasecamp Jira, sendo que é possível também criar integrações com apps de compartilhamento de documentos como o G Suite.

Essas soluções contam com um dashboard contendo todas as informações acerca do projeto, tarefas finalizadas, em desenvolvimento e a fazer e responsabilidades.

CRM

Conhecer a fundo seus clientes, integrar dados com a equipe comercial, analisar informações e fazer previsões de venda são outras atividades fundamentais para obter resultados hoje.

A ferramenta colaborativa perfeita para isso é um CRM, Customer Relationship Management, sistema de gestão de relacionamento com o cliente.

Entre os principais players no mercado hoje são AgendorJeenga Pluga. Por meio dessas soluções, é possível garantir muito mais visibilidade a todo o processo.

Videoconferência

A transformação digital está mudando as relações de trabalho e muitas vezes as pessoas envolvidas em um trabalho não estão presentes em um mesmo local.

Reuniões e demais conversas podem ser realizadas por meio de aplicativos de videoconferência, como Skype Hangouts permitem ganhar tempo e maior clareza na comunicação à distância.

As ferramentas de colaboração têm uma participação fundamental na evolução das empresas para competir em um mundo totalmente digital e em plena evolução.

Gostou das informações deste post? Seus amigos também vão gostar! Compartilhe este texto com eles agora mesmo em suas redes sociais!