Por que sua construtora precisa de um ERP?

O modus operandi da indústria da construção civil mudou drasticamente nas últimas décadas. A área de projetos, que antigamente lidava com normógrafos e tinta nanquim, evoluiu para o desenho 2D e 3D em CAD e para integração total de projetos via BIM (Building Information Modeling).

Além disso, os processos construtivos em campo foram agilizados com a modernização de estruturas pré-fabricadas, com a criação dos aditivos superplastificantes e com tecnologias que permitem agilidade na concretagem in loco, como as fôrmas deslizantes, por exemplo.

Além disso, a velocidade de processamento da informação proporcionada pelo desenvolvimento e disseminação das ferramentas tecnológicas tornou o processo de tomada de decisão no canteiro de obras mais dinâmico. E contar com ferramentas que facilitem essa tomada de decisão é, praticamente, uma questão de sobrevivência.

É nesse contexto que se inserem os ERPS (Enterprise Resource Planning). ERP nada mais é que um software que permite o gerenciamento integrado e cruzamento dos mais diversos tipos de dados de uma determinada organização, auxiliando na gestão do negócio.

E isso facilita, sobremaneira, a árdua missão de gerenciar! Quer conhecer um pouco mais sobre o sistema ERP? Então, confira nosso artigo de hoje. Nele, preparamos uma lista imperdível com as principais vantagens de adotar esse tipo de sistema, especialmente para melhorar a gestão das obras de sua construtora. Confira!

Aproveitamento das informações geradas

Dados sobre andamento do projeto, informações sobre custos, acompanhamento de prazos. Essas são apenas algumas das informações que precisam de monitoramento constante por parte do gestor de obras.

Mas como controlar tantos dados e informações simultaneamente? E mais, como assegurar a atualização diária desses dados? Sistema ERP é uma solução segura para esse tipo de problema de gerenciamento, pois proporciona uma gestão unificada e integrada dos dados e processos da obra.

Assertividade na delegação e controle de tarefas

A execução de uma obra demanda diversos serviços, e muitos deles acontecem simultaneamente. Uns necessitam de pouca mão de obra, e outros requerem grandes frentes de trabalho.

Coordenar a execução de todos os serviços realizados no canteiro, de modo a evitar a ociosidade da mão de obra, evitando gargalos e mantendo excelentes níveis de produtividade, é um dos grandes desafios para o engenheiro de obras.

Mais um ponto a favor da utilização dos sistemas ERP quando usado em canteiros de obras. Esse tipo de ferramenta possibilita o acompanhamento preciso da alocação das equipes, possibilitando o adequado remanejamento de mão de obra e gerenciamento de todo o fluxo produtivo.

Segurança na tomada de decisão

Grande parte das decisões tomadas por uma construtora não podem esperar. É preciso dar o correto direcionamento para execução de serviços e atividades com uma decisão praticamente imediata.

E decisões erradas no canteiro de obras resultam, em sua grande maioria, em retrabalhos e desperdícios de toda sorte. Em resumo: perda de tempo e aumento de prazos e custos.

O sistema ERP é um forte aliado para resolver mais esse problema no canteiro. Com uma interface amigável, o gestor consegue acessar, em tempo real, os mais diversos tipos de dados sobre o andamento das atividades. Isso dá uma grande margem de segurança ao gerente de obras, que consegue tomar a decisão mais acertada com base em dados atualizados.

Enfim, um sistema ERP reúne as melhores vantagens para uma gestão de obras perfeita para sua construtora. Quer melhorar ainda mais o gerenciamento de suas obras? Então, acesse o nosso site e conheça as nossas soluções!