Como um ERP pode ajudar a minha empresa a economizar

Uma pergunta comum entre os gestores é como ERP ajuda a reduzir custos dentro de uma empresa, afinal, cada vez mais existe uma necessidade de unificação dos processos e a comunicação entre os diferentes setores de uma corporação.

Somada a este desafio, existe a permanente necessidade de redução de custos em mercados mais competitivos. Mas a boa notícia é que os softwares de ERP estão prontos para auxiliar nesta tarefa, proporcionando a gestão integrada do negócio e ajudando a economizar recursos financeiros em vários aspectos!

Quer saber como o ERP pode ajudar a sua empresa a gastar menos e a integrar todos os processos do seu empreendimento? Confira o nosso artigo!

O papel do ERP nas empresas

Um equívoco comum é o pensamento de que apenas empresas de médio e grande porte precisam de um sistema de gestão integrada, pois, o fluxo de informações é menor, ou a complexidade dos processos pode não ser tão grande.

Nas micro e pequenas empresas é que o ERP pode fazer uma grande diferença na economia de recursos, pois ele diminui os processos burocráticos e otimiza o atendimento ao cliente, gerando maior agilidade mesmo com menos mão de obra.

Realizar um controle manual, por meio de planilhas e até mesmo utilizando papel ou sistemas simples e sem integração pode prejudicar em vez de ajudar o seu negócio a crescer.

Uma das principais vantagens do ERP é agregar todas as informações acerca da empresa em apenas um lugar, permitindo assim que todos os colaboradores possam ter uma acesso simplificado.

Isso reduz os erros, dados imprecisos, falta de informação e todos os outros problemas que empresas que não fazem uso de softwares de gestão acabam enfrentando e que dificultam o seu crescimento.

O ERP é um sistema criado para dinamizar as relações entre os vários setores da empresa, simplificar e padronizar processos e garantir que a informação circule livremente pela organização.

Por meio dele é possível condensar toda a inteligência de negócio em apenas um lugar, evitando o problema de dados dispersos em várias planilhas diferentes em computadores separados.

A economia resultante do uso do ERP

Sua empresa pode ser muito mais eficiente ao fazer uso de um sistema de gestão integrado. Reunimos alguns dos benefícios de se investir em um ERP.

Gestão de estoque

Um problema comum dentro de qualquer organização é um controle de estoque eficaz, uma vez que quanto maior o fluxo de pedidos, mais trabalhoso é manter um bom gerenciamento.

Por meio de um ERP é possível realizar o controle total e em tempo real de todo o fluxo de entrada e saída de mercadorias dentro da organização, permitindo uma melhor gestão do inventário e monitoramento dos produtos ofertados pela empresa.

Dessa forma, seu time poderá realizar compras mais precisas, sem cometer nenhum tipo de excesso, o que poderia gerar prejuízos com mercadorias encalhadas, ou ainda, sofrer com a escassez.

Como ERP ajuda a reduzir custos, as perdas no estoque são reduzidas ao máximo, uma vez que existe um controle muito melhor, mais eficiente e rápido do setor. Desde a aquisição até a entrega ao cliente.

Agilidade de processos

A otimização é um dos principais benefícios de se investir em um sistema de ERP, pois todos os processos internas da empresa serão padronizados de acordo com o sistema, garantindo rapidez e eficiência.

Como as bases de dados de todos os setores são unificadas, qualquer colaborador que precise de uma informação de outro setor para suas atividades diárias pode simplesmente obter por meio do sistema, diminuindo ruídos de comunicação.

Sendo assim todas as decisões estratégicas de negócios são tomadas muito mais rapidamente, sendo subsidiadas por relatórios completos e com dados precisos acerca de toda a situação da empresa no momento.

Redução de retrabalho

É comum dentro de pequenas e médias empresas a falta de eficiência por conta da necessidade de retrabalho, seja por dados que não são repassados entre os setores, informações com erro ou falta de comunicação.

O sistema de ERP realiza a agregação de toda a informação da empresa em apenas um lugar, garantindo assim que exista apenas uma entrada de dados e que não haja a necessidade de buscar por informações mais de uma vez.

Informação em tempo real

Outro ponto que pode ser fundamental para a sobrevivência e crescimento de uma empresa é o acesso em tempo real a todas as informações que são produzidas, a partir de quaisquer de seus setores.

Isso permite decisões muito mais rápidas relativas à análise de custos, avaliação de situações, resposta a pedidos e orçamentos, entre outras atividades que exigem agilidade de uma organização.

Além disso, o ERP centraliza as informações, eliminando a necessidade do uso de vários sistemas auxiliares, que muitas vezes apenas diluem e espalham informações, prejudicando o trabalho de gestão.

Integração com sistemas do governo

O próprio governo vem se tornando cada vez mais digital e fazendo uso de tecnologias para vários fins. Um deles é a fiscalização fiscal, com o recebimento digital de notas fiscais eletrônicas.

Os ERPS têm a capacidade de se integrarem com as plataformas do governo para realizar a emissão das NF-es, reduzindo custos, tempo de processo, erros e aumentando a capacidade de preenchimento desses documentos fiscais.

A automatização de processos

Um dos principais benefícios da utilização de um ERP é a automatização de processos, tanto que separamos esse ponto em um tópico específico, que antes eram executados de forma manual nas empresas.

Automatizando tarefas, existe menor necessidade de pessoal para preenchimento de notas, alimentação de diferentes bancos de dados, controle de estoque e gestão financeira da empresa.

Com o controle de estoques automatizado, por exemplo, é possível planejar melhor as compras, mantendo estoques mínimos e deixando a empresa menos exposta às variações do mercado.

A escolha do ERP ideal

Existem diversos fornecedores de software no mercado atualmente, o que pode gerar um problema na hora de buscar por um sistema adequado para a sua empresa.

Afinal, como escolher o melhor ERP para a sua organização? A resposta para esse questionamento vai depender de suas demandas e das soluções ofertadas pelos fornecedores de software.

É preciso buscar entender quais são as funcionalidades de cada sistema no mercado, fazer contato com vendedores e representantes, analisar o contrato de serviço, tudo isso para evitar dores de cabeça no futuro.

atendimento, cases de sucesso e tempo de resposta são ótimos parâmetros para analisar na hora de buscar por uma ferramenta que se adeque a sua empresa no mercado.

Ao finalizar a leitura deste post, esperamos que você possa ter compreendido não apenas como ERP ajuda a reduzir custos, sendo que também pode trazer muito mais benefícios para a sua organização.

Não basta apenas contratar um ERP, é preciso preparar sua equipe para utilizá-lo. Nesse caso, leia nosso artigo sobre qual a melhor opção, treinamento online ou presencial?