A modernização das empresas é uma necessidade cada dia mais indispensável. Porém, ela não fica restrita aos setores de produção, se estendendo, também, aos setores administrativos. Assim, é preciso que as empresas revejam a forma de gerenciar o negócio e a otimizem com um sistema ERP.
No post de hoje, confira como ele pode auxiliar sua empresa na gestão financeira e principalmente, na redução de custos:
Convergência e atualização imediata de informações
A velocidade da informação para a gestão do negócio é de extrema importância, pois contribui para que o trabalho seja eficiente e as decisões sejam tomadas com precisão. Quando os setores são segmentados, e cada um utiliza diferentes formas de metrificar seus números, a possibilidade de falhas na comunicação de resultados é muito grande.
Com um bom ERP é possível ter acesso com facilidade aos dados de produtividade, custos, gerenciamento, vendas etc. A conversão de todos os números e o cruzamento dos resultados é imediata, garantindo mais precisão e uma análise real diária.
Relatórios mais precisos e detalhados
Os relatórios são ferramentas de extrema importância para analisar e identificar os pontos fortes e as falhas nos processos da empresa. Porém, eles demandam tempo da equipe em sua preparação e ainda podem conter falhas, pois, por serem manuais, alguns números e itens podem passar despercebidos por quem o realiza.
O sistema de ERP, por sua vez, elabora relatórios precisos, com todos os itens necessários para avaliar o desempenho da empresa e se as estratégias adotadas estão apresentando resultado.
Otimiza o trabalho dos funcionários
O tamanho da equipe de trabalho nem sempre está diretamente ligado ao volume de atividades que eles precisam realizar. Assim, com a implantação de um ERP é possível deslocar parte das atribuições dos funcionários para atividades que agregarão novas funcionalidades à gestão da empresa.
Boa parte das atividades, sendo principalmente as mais burocráticas, como a conferência de dados e a realização de dados, serão feitas pelo sistema, permitindo que os funcionários foquem em suas atividades-fim.
Facilidade para visualizar resultados pelo sistema de ERP
Quanto mais prático for o modo de visualizar os dados de uma empresa, mais fácil será de identificar as áreas que não estão produzindo de acordo com as expectativas dos gestores. Além de facilitar a visualização e identificação dos resultados, o sistema de ERP permite que em tempo real eles sejam detectados e as medidas para melhorá-lo sejam tomadas o quanto antes.
Controle de suprimentos e estoque
Para que a empresa funcione plenamente é preciso que haja um controle constante dos suprimentos, afinal, qualquer item utilizado na produção é de extrema importância para a entrega do produto final.
No entanto, o que ocorre muitas vezes é que a empresa não mantém o controle dos suprimentos e, eventualmente, necessita comprar itens de emergência, gerando custos mais altos e atrasos na produção.
Com o estoque ocorre exatamente o mesmo, pois caso o número de itens disponíveis seja menor que as encomendas, a empresa pode ter problemas de entrega e, como consequência, perder clientes.
Um bom ERP permite o controle de suprimentos e estoque instantaneamente, sendo possível realizar planejamentos mais precisos.
Modernizar a gestão da empresa com a implantação do sistema de ERP pode não só ampliar os ganhos da empresa, como também melhorar a gestão.
Se sua empresa ainda não possui um sistema de ERP, entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudá-lo a tornar os processos da sua empresa mais modernos e otimizados!