Como ter um atendimento nota 10 em sua empresa

Como ter um atendimento nota 10 em sua empresa

Toda empresa quer carregar a fama de oferecer um atendimento nota 10, não é verdade? Mas nem todas estão dispostas a pagar por isso! Para alcançar esse patamar é preciso dedicação da equipe, treinamento constante e um sentimento genuíno de que os clientes são pessoas extremamente importantes para a empresa. Quer conhecer as principais formas de prestar um bom atendimento ao público da sua empresa? Então acompanhe agora mesmo nosso post:

 

Desenvolvendo a paciência

Obviamente você prefere ser bem atendido a ser atendido rapidamente, certo? Muitas vezes ambos estão relacionados — no caso do mercado fast food, por exemplo —, mas isso não corresponde sempre à realidade. Fato é que a equipe mais paciente tem muito mais chances de entregar um atendimento nota 10!

Pense em um cliente que conta uma história de frustração com um produto ou serviço. Para o atendente, aquele caso pode ser comum, mas com o cliente é a primeira vez que aquilo acontece. O mau atendimento, nesse caso, pode causar mais danos ao relacionamento com o consumidor do que o serviço ou o produto com defeito, por exemplo.

Ser paciente também garante que seu funcionário aprenda o problema do cliente em vez de adivinhá-lo. Como nem todas as pessoas se expressam claramente, alguém pode telefonar ao SAC da empresa buscando informações sobre um assunto e, depois de muitos rodeios, dizer que, na verdade, ligou por alguma outra razão. Nesse caso, tentar desligar o telefone mais rápido pode resultar na perda de uma venda!

 

Ouvindo atentamente os clientes

O atendimento nota 10 não se manifesta apenas quando o cliente telefone para reclamar de um produto ou fazer uma devolução, mas em cada uma de suas comunicações, sejam quais forem.

Imagine que o suporte técnico de uma empresa receba constantemente a mesma pergunta dos clientes: “eu não consigo achar a função X no menu” ou “como eu faço para fazer Y?”. Embora esses clientes pareçam estar apenas buscando uma orientação, eles estão, na verdade, apontando para uma falha no design do produto. Aí está uma oportunidade única de implementar melhorias!

É por isso que, mais do que meramente atender aos clientes, sua equipe precisa entender o que eles dizem. O senso comum nos diz que é melhor a empresa receber dúvidas do que reclamações, mas, no fim das contas, elas podem significar a mesma coisa!

 

Pagando barato pelo caro

Construir a reputação de um atendimento nota 10 não sai de graça. Mas a verdade é que, a longo prazo, a conquista da fidelidade dos clientes sempre vale a pena. Pense no exemplo da Amazon. Se o produto não chega à casa do cliente no prazo, ela envia outro, sem burocracias e sem fazer perguntas.

Ou considere uma das muitas histórias reais do varejo Zappos. Certa vez, Jay, um padrinho de casamento, comprou um par de sapatos pelo site, mas a encomenda não chegou na data marcada. O cliente reclamou pelo SAC. A empresa despachou um pacote express, que chegou no dia seguinte, promoveu Jay a uma conta VIP, que não paga frete, e ainda deu reembolso total. Dar a volta por cima após um erro é a melhor forma de encantar o cliente que se sente prejudicado!

 

Instalando uma plataforma de atendimento

Pressupondo que sua equipe já é treinada, paciente e realmente se preocupa em prestar um atendimento nota 10, então é a tecnologia que pode ajudá-la a melhorar ainda mais. Com um sistema de atendimento eficiente, sua equipe fica mais próxima dos clientes e tem em mãos informações atualizadas sobre eles — quem realmente são, quem soluções utilizam, em que etapa do processo de atendimento estão e assim por diante. Esse tipo de ferramenta controla, orienta e garante a eficiência do atendimento. Nota 10 em tudo!

 

Agora comente aqui e nos conte sobre o que a sua empresa faz em busca de um atendimento nota 10? Compartilhe sua prática conosco e enriqueça nosso post!