Como ter sustentabilidade industrial na prática? 6 boas práticas essenciais

A transformação digital vem mudando o comportamento de consumo dos cliente e como eles enxergam as empresas, exigindo diversas mudanças nas organizações. Uma delas é o emprego do conceito de sustentabilidade industrial.

Esse termo comporta três aspectos básicos, o social, econômico e ambiental, sendo que o desafio principal é focar nesses elementos sem tirar o olho do principal objetivo de uma empresa, que é gerar lucro.

Investir na sustentabilidade pode trazer uma série de vantagens para a empresa, permitindo que ela melhore sua imagem, diminua custos, retenha talentos e chame a atenção dos clientes. Neste post, vamos listar algumas boas práticas de sustentabilidade industrial para a sua empresa!

1. Tratamento de esgoto e químico

Diversas indústrias utilizam de produtos químicos em suas atividades produtivas e não é um segredo que muitas delas não realizam nenhum tipo de tratamento para evitar contaminação do meio ambiente, sendo que em alguns casos o esgoto é despejado em rios e riachos.

Isso é algo extremamente prejudicial ao meio ambiente e pode gerar multas e outras sanções por parte dos órgãos governamentais, além do repúdio dos consumidores.

Com a sustentabilidade industrial, o ideal é criar um sistema de tratamento de esgoto completo que evite que os produtos químicos tenham contato com o meio ambiente.

2. Reutilização de água

O desperdício de água é algo comum em nosso país, isso acontece pois somos uma grande potência em recursos hídricos, o que pode acabar um dia caso esse paradigma não mude.

A indústria é uma das principais responsáveis pelo gasto de água, sendo que pode-se optar pela reutilização em vários pontos do processo produtivo, diminuindo muito a demanda. Dessa forma, também se diminui a conta de água no fim do mês e os custos operacionais.

3. Aproveitamento de matéria-prima

Aproveitar ao máximo a matéria-prima também é outra forma de contribuir com a sustentabilidade de um negócio, garantindo assim que não haja nenhum tipo de desperdício durante a produção.

Esse aproveitamento máximo também diminui os custos produtivos, uma vez que serão menores as demandas por compra de material.

4. Reciclagem de resíduos

A reciclagem é outra forma de garantir a manutenção ambiental e reduzir custos de operação. Ao reciclar embalagens, por exemplo, diminui a incidência de lixo gerado e gastos com a compra de novas.

Diversos materiais podem ser reciclados dentro da própria indústria e outros podem ser vendidos para empresas que realizam a reciclagem diretamente, gerando lucro.

5. Adoção de padrões ambientais

A legislação brasileira conta com vários dispositivos legais que protegem o meio ambiente, sendo que é uma obrigação das indústrias se adaptarem a essas exigências.

Contudo, na realidade isso não acontece. Essa atitude, além de prejudicar o ambiente como um todo, ainda pode gerar multas e sanções que venham a causar um impacto negativo nas finanças da empresa. Tudo pode ser evitado por meio da adaptação às leis ambientais.

6. Destinação correta de materiais

Determinados materiais não devem ter a mesma destinação que outros, é o caso de pilhas, pneus e embalagens de produtos químicos, sendo que esses são apenas alguns exemplos.

O ideal é a que sua empresa conta com uma seleção interna de todos esse materiais que não devem ser descartados no lixo comum e dê destinação correta a cada um deles.

A sustentabilidade industrial é fundamental para que possamos preservar o nosso meio ambiente para as futuras gerações, sendo que muitas dessas práticas ainda podem reduzir custos e melhorar a imagem da empresa no mercado.