Sua empresa já está em dia com o eSocial? Esse é um recurso governamental que facilita a vida do empregador e diminui a burocracia na hora de enviar informações sobre os empregados para órgãos como o INSS e o Ministério do Trabalho.
Confira nesse post uma checklist que vai te ajudar saber se você está em dia com o eSocial:
Seus funcionários estão conscientizados?
Como você já sabe, o eSocial começou pra valer e requer um esforço conjunto de toda a empresa para que os dados e informações exigidos pelo governo sejam enviados de forma correta e dentro do prazo. De acordo com estimativas, 60% das informações solicitadas pelo eSocial são de responsabilidade do setor de RH, enquanto os outros 40% são de responsabilidade de diversos setores da empresa, como contabilidade, financeiro, jurídico, SESMT (Segurança e Medicina no Trabalho), entre outros.
A conscientização sobre a importância deste novo recurso deve ser constante, envolvendo todos os funcionários e capacitando os novos colaboradores para que estes também entrem no ritmo de toda a equipe com responsabilidade e comprometimento. Desta forma, sua empresa estará sempre em dia com o eSocial.
Os processos foram revistos?
É fato que o eSocial trouxe uma série de mudanças para as empresas, o que exige adequações nos processos internos. Para que sua empresa possa se adequar ao eSocial, seus processos devem estar alinhados às exigências de coleta e armazenagem de documentos, bem como com o envio dessas informações nos prazos estabelecidos.
Faça um mapeamento de processos e verifique o que pode ser ajustado para melhorar o fluxo de informações e alimentar o ERP (Enterprise Resource Planning) da empresa com as informações necessárias para preenchimento do eSocial com mais agilidade, visando respeitar os prazos de entrega de documentos e a fidelidade dos dados gerados.
Seus funcionários foram treinados para utilizar o eSocial?
Com o envio de informações diariamente, é preciso ter um cuidado maior no lançamento de dados e na análise de documentos. Portanto, o treinamento para quem vai usar o eSocial é indispensável. O RH continua sendo o maior envolvido em todo o processo, mas os demais setores precisam entender o funcionamento do sistema e a importância de imputar dados corretos no sistema de ERP da empresa, a fim de alimentar corretamente os relatórios extraídos para o eSocial.
O ERP da sua empresa está preparado para o eSocial?
O ERP é a principal ferramenta de gestão da sua empresa e auxilia na hora de enviar as informações para o eSocial. Sendo assim, ele deve estar alinhado ao eSocial para que sua equipe possa extrair as informações necessárias e enviá-las para o Ministério do Trabalho com agilidade e segurança.
Seu fornecedor está realizando as adequações necessárias? Você está ciente das alterações do software para atender a essa nova obrigação? Está preparado para se adaptar as mudanças ou está sentindo dificuldades? Um bom sistema de ERP deve estar preparado para essas mudanças e prover um suporte de qualidade para que sua equipe se adapte bem a este novo procedimento.
Para que sua empresa esteja sempre em dia com o eSocial, observe os requisitos necessários, treine sua equipe e aposte em uma excelente ferramenta de gestão empresarial para facilitar o seu dia a dia.
E então, sua empresa está em dia com o eSocial? Já adota alguma dessas medidas em seu negócio? Comente e compartilhe conosco sua opinião! Assista o nosso webinar e fique por dentro do assunto: eSocial – Sua empresa está preparada?